A Caracol (Itália) e a Formes et Volumes (França) trabalharam em parceria no desenvolvimento de uma ferramenta de laminação de compósitos em grande escala, destinada ao setor aeroespacial, por meio da integração de manufatura aditiva robotizada e usinagem CNC.

 

Impresso pela plataforma turnkey Heron AM, o ferramental em policarbonato com fibras de carbono possui dimensões de 2.200 x 2;200 x 600 mm e será usado na laminação de plásticos reforçados com fibra.

 

Na indústria aeroespacial, as ferramentas de laminação são cruciais para a produção de estruturas compósitas leves. No entanto, ferramentas de grande porte normalmente exigem a produção de múltiplas seções que precisam ser montadas, o que ocasiona riscos de desalinhamento.


A estratégia de produção do ferramental monolítico é baseada em um fluxo de trabalho híbrido: a tecnologia de manufatura aditiva de grande porte (LFAM, de Large Format Additive Manufacturing) robotizada é responsável pela deposição do material seguindo a geometria próxima do formato final (near-net shape), enquanto a usinagem CNC assegura a precisão dimensional final e o acabamento superficial.


Para garantir o desempenho térmico necessário à laminação, as peças passam por pós-processamento em autoclave. Este método elimina a necessidade de juntas de montagem, resultando em estruturas com integridade estrutural superior e estabilidade dimensional.


 

Imagens: Caracol

________________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Conteúdo relacionado:
 

 

DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

 

Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

 



Mais Notícias CCM



Mais velocidade no processamento de dados para manufatura aditiva

Uma biblioteca de dados desenvolvida pelo instituto alemão DAP reduz em até cinco vezes a exigência de memória RAM na preparação do arranjo de peças e fatiamento na manufatura aditiva, otimizando o uso de hardware no ambiente fabril.

03/08/2026


DN Solutions e Heller vão demonstrar usinagem integrada e automação

As fabricantes de máquinas, que anunciaram fusão em 2025, vão expor seus mais recentes modelos de máquinas em estande conjunto na feira AMB 2026, em Stuttgart.

03/08/2026


Tecnologia reconfigura as tolerâncias na retificação de ultraprecisão

Cooperação técnica entre Hyprostatik Schönfeld e Optotech resulta em uma plataforma hidrostática que utiliza uma fina película de óleo pressurizado (princípio da hidrostática) para criar movimento com atrito zero e garantir rigidez absoluta durante a fixação de peças.

20/07/2026