Fabricante global de máquinas-ferramenta, a DMG Mori, com sede global em Tóquio (Japão) e unidade brasileira em Sorcaba (SP), está fortalecendo a sua atuação no segmento de manufatura aditiva com implementos na sua linha Lasertec de equipamentos.

 

Os novos modelos foram anunciados durante a feira Formnext 2025, realizada em Frankfurt (Alemanha, de 18 a 21 de novembro, e mostram a iniciativa da empresa em promover o uso da manufatura aditiva combinada a processos subtrativos na produção em série.

 

A linha Lasertec DED é dedicada ao que a empresa chama de “processo holístico 6 em 1”, pois inclui fresamento, torneamento e retificação, por um lado e por outro, o pré-aquecimento, a soldagem por deposição a laser e a digitalização 3D. Com eles a DMG Mori tem promovido o que chama de Transformação na Usinagem (MX), com a integração de processos em uma única fixação. Isso reduz os tempos de produção, pois os componentes não precisam ser fundidos, transportados e retrabalhados previamente.

 

A alternância entre tecnologias subtrativas e aditivas permite o desenvolvimento de geometrias complexas e aplicações multimateriais que podem dispor de propriedades personalizadas, como melhor proteção contra desgaste ou corrosão e maior resistência a produtos químicos. Além disso, insertos de ferramentas, por exemplo, podem ser reparados de forma econômica.

 

Como etapa final dessa cadeia de processos, o pré-aquecimento reduz as tensões de processamento e previne fissuras entre o material base e o material de solda, o que melhora as propriedades mecânicas. Um scanner a laser 3D compatível com o trocador de ferramentas permite o controle da qualidade de forma precisa e sem contato, por meio de imagens. O uso opcional de laser azul amplia o espectro de materiais para incluir metais altamente reflexivos como o cobre, e permite transições graduais de materiais para componentes altamente funcionais.

 

O vídeo abaixo demonstra essa integração de processos:

 


 

Ao final da cadeia de processos, um acabamento preciso é feito na mesma máquina. Todas as etapas podem ser combinadas e repetidas de forma flexível, transformando um processo complexo de múltiplas etapas em um fluxo de trabalho altamente automatizado.


 

Saiba mais sobre a fabricação por manufatura aditiva na seção Impressão 3D do portal da Máquinas e Metais.


_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

imagem: DMG Mori/Divulgação

 

Leia também:

 

Metalmecânica à frente na demanda por robôs industriais

 

Plataforma simplifica programação de robôs industriais

 

A inteligência artificial na estratégia de usinagem

 



Mais Notícias MM



Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Manufatura aditiva nas ferramentarias é aposta da SKA

A empresa representa a norte-americana Markforged no Brasil e comercializa uma linha de equipamentos para impressão 3D industrial.

30/06/2025


Metalurgia do pó é tema de novo livro

Obra lançada pela ABM e a Editora Blucher traz informações sobre a fabricação de pós metálicos e os processos que envolvem o uso de materiais desse tipo.

25/11/2024