A Stratasys (EUA/Israel) anunciou a colaboração comercial com a Tritone Technologies (Israel), desenvolvedora da tecnologia de manufatura aditiva MoldJet, para impressão em escala de componentes em metal e cerâmica. O acordo traz uma nova tecnologia de ponta em escala industrial para o portfólio da Stratasys, que atua no Brasil por meio de uma rede de parceiros autorizados.

 

A tecnologia MoldJet é o principal ponto do acordo, por ser um processo inovador de manufatura aditiva (impressão 3D) de metal e cerâmica sem o uso de pós, que complementa o portfólio de polímeros da Stratasys. Foi projetada para produzir peças com geometrias complexas, alta densidade e propriedades mecânicas de padrão industrial. Permite a troca rápida entre diferentes ligas metálicas e cerâmicas, o que reduz o tempo de inatividade e possibilita a máxima produtividade. Peças com diferentes geometrias e aplicações podem ser fabricadas no mesmo lote.

 

Peças metálicas com geometria complexa
e produzidas em série com a tecnologia MoldJet de manufatura aditiva de pós metálicos (Tritone)


 

A Tritone tem entre os seus desenvolvimentos recentes a tecnologia para trabalhar com o Inconel 718, uma superliga à base de níquel-cromo, projetada para a produção de componentes sujeitos a solicitações extremas. Com endurecimento por precipitação, a liga proporciona excelente resistência mecânica, resistência à fluência e à fadiga em altas temperaturas, mantendo a estabilidade e o desempenho até 700°C. Também estão no portfólio metais como aço inoxidável, aços de baixo carbono, aços-ferramenta, titânio e cobre, além das cerâmicas.

 

A transação visa reduzir ainda mais as barreiras à adoção da manufatura aditiva por parte da indústria, eliminando a complexidade na escolha de fornecedores que, por vezes, representa um desafio para os clientes. Os recursos de produção em série da Tritone estão alinhados com a estratégia da Stratasys de atender a essa tendência crescente do setor em direção à fabricação em escala.

 

A rodada de investimentos mais recente conferiu à Stratasys uma participação minoritária inicial, que pode ser ampliada em um futuro próximo. Além disso, um acordo comercial foi estruturado em fases para fomentar uma estreita colaboração entre as empresas, com foco no apoio à rede de revendedores da Tritone e no aproveitamento de sinergias de vendas e marketing.


 

________________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

Imagem: Tritone


 

 

Leia também:


 

Peças metálicas resistentes e impressas em 3D


 

Impressora 3D de metais da EOS foi projetada para produção seriada


 



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025


Acabamento eletroquímico para peças de precisão

Fabricante de sistema de rebarbação eletroquímica integra o ultrassom ao processo, para obter componentes usinados ainda mais precisos.

01/12/2025