Está sendo lançado este mês o livro “Indústria 4.0 – Fábricas inteligentes, negócios exponenciais”, obra publicada pela Editora Pontes e de autoria de Iramylson Machado de Freitas, Pesquisador e Executivo da FITec Labs (Fundação para Inovações Tecnológica), e Sandro Breval Santiago, Pesquisador e Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Amazônia (UFAM).

O objetivo da publicação é mostrar que já há tecnologia facilitadora de processos produtivos, alinhada aos conceitos da Indústria 4.0, que pode ser integrada às operações de empresas de diferentes tipos e portes.

 

Na obra, que pode ser utilizada como material de orientação para projetos industriais, por exemplo, o leitor vai encontrar casos brasileiros, aplicações reais envolvendo Internet das Coisas (IoT), Big data, inteligência artificial (IA), cibersegurança e gêmeos digitais (digital twins).

 

Os temas abordados abrangem a redução significativa de falhas críticas e ganhos de eficiência operacional, resultados mensuráveis, transformação e maturidade digital, sustentabilidade e desenvolvimento de pessoas.

 

“Nosso objetivo é capacitar líderes a navegar com confiança nesta nova fronteira, construindo um futuro mais conectado e inteligente, e também aproximar o conhecimento acadêmico da realidade empresarial. A transformação digital precisa estar alinhada à estratégia do negócio e ao desenvolvimento das equipes”, comentou Sandro Breval Santiago. 

 

O livro, em versão física, já está sendo comercializado pelo site da Editora Pontes pelo preço sugerido de R$ 56,00.

 

Na seção “Literatura”, no nosso portal, você encontrará informações sobre publicações do setor metal mecânico.


 

Imagem: Divulgação.

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Continue acessando notícias do setor metal mecânico:

 

App simplifica a calibração de células robóticas de usinagem

 

Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais



Mais Notícias CCM



Serviço de reciclagem de ferramentas de usinagem é lançado no Brasil

A Gühring intensificou seus serviços que permitem o uso de metal duro reciclado na fabricação de outras ferramentas para usinagem.

16/03/2026


Barras de aço inox

Empresa da Região Metropolitana de São Paulo passou a comercializar novas barras de inox para usinagem.

16/03/2026


Projetos no setor automotivo vão receber R$ 1,3 bilhão do SENAI pelo Programa Mover

O SENAI vai atuar em programas complementares de formação profissional, consultoria, pesquisa e desenvolvimento (P&D), criação de centros de competência e de parcerias internacionais.

02/03/2026