A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – divulgou dados atualizados referentes ao desempenho da indústria automotiva em 2026. A entidade destacou, entre os tópicos abordados em sua pesquisa, uma alta do índice de emplacamento de veículos leves eletrificados e aumento das exportações de automóveis para o México e a Colômbia entre janeiro de 2025 e o mesmo mês de 2026.
De acordo com Igor Calvet, presidente executivo da Anfavea, o índice de emplacamento de veículos leves eletrificados – novas tecnologias de propulsão: carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in – passou de 10,3% em janeiro de 2025 para 16,8% em janeiro último. No período analisado, os veículos leves eletrificados obtiveram participação de 16,8% nas vendas, sendo 35% deles produzidos no Brasil.
Fazendo um recorte por tipo de veículo, de janeiro do ano passado para o mesmo mês deste ano houve alta de 10,9% do índice de emplacamento de híbridos, ao passo que os elétricos e os híbridos plug-in tiveram alta de 8,3%.
A exportação de veículos foi um dos temas tratados pelo presidente executivo da entidade, entre outros tópicos importantes para empresas que prestam serviços de corte, estampagem e soldagem de chapas. De acordo com Calvet, as exportações para o México aumentaram em 152,9% entre janeiro de 2025 e o mesmo mês de 2026, ao mesmo tempo em que também houve alta de 50,5% das exportações para a Colômbia, dando sequência ao crescimento de 27,2% percebido, no caso daquele país, entre janeiro e novembro de 2025.
Calvet também comentou sobre o índice de exportações de veículos para o Chile, que registrou alta de 8,9%. As exportações para a Argentina no período analisado tiveram queda de 27,1%, tendo em vista que também houve déficit de 21%, referente ao mesmo país, apontado em uma análise realizada anteriormente pela Anfavea, que abrangeu o período entre janeiro e novembro de 2024 e os mesmos meses de 2025.
A produção de ônibus apresentou estabilidade de janeiro de 2025 a janeiro de 2026, sendo apontado pela pesquisa realizada pela Anfavea uma alta de 0,8%. Já a produção de automóveis, veículos comerciais leves e caminhões no mesmo período teve queda de 14,4%, 0,9% e 15,6%, respectivamente. Nas palavras de Calvet, “no mercado de carros, a redução da produção já era prevista devido a alguns fatores como, por exemplo, férias coletivas”.
Gráfico: Anfavea.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Confira mais informações sobre pesquisas do setor:
Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas
Setor de máquinas agrícolas deve crescer 3,4% em 2026
Mais Notícias CCM
Um conjunto formado por sensor e ambiente de dados em nuvem foi aplicado ao monitoramento de prensas em uma pesquisa desenvolvida na Alemanha.
26/01/2026
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
Estudo realizado pelo Ibec abordou a circularidade no setor do aço e aponta para oportunidades na criação de modelos de negócios.
29/09/2025