A Igus, com matriz na Alemanha e fábrica em Jundiaí (SP), desenvolveu a plataforma RBTX, que possui recursos facilitadores de programação de robôs industriais. O sistema permite uma integração entre tecnologias utilizadas no chão de fábrica como, por exemplo, sistemas de guias lineares, braços robóticos e dispositivos de monitoramento, tais como câmeras e sensores.


Os recursos da plataforma RBTX, que já está disponível para o mercado, foram testados pela N2M Automação e Controle (São Paulo, SP). De acordo com um comunicado à imprensa, a plataforma desenvolvida pela Igus permitiu que a programação de um robô desenvolvido pela empresa Fairino fosse executada em menos de 30 minutos.


O novo sistema também pode integrar dispositivos de controle de produção, robôs lineares e cartesianos, células robotizadas, equipamentos auxiliares e ambientes virtuais dedicados ao suporte técnico de máquinas industriais.


“Eu imaginava que o manuseio e a programação do robô seriam um pouco mais complexos. Mas encontrei uma ferramenta muito simples e intuitiva, de fácil entendimento. Em aproximadamente 20 a 30 minutos, já conseguimos fazer com que o braço do robô fizesse seus primeiros movimentos, e vamos simulá-lo em funcionamento”, comentou  Fernando Marangoni Molina, sócio-fundador da N2M.


_________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Igus/Divulgação.

 

Continue acessando notícias sobre robòtica industrial:

 

Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

 

Novo robô para usinagem preenche a lacuna entre robôs industriais clássicos e máquinas-ferramenta

 

Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria



Mais Notícias CCM



Conceitos da programação CNC são abordados em e-book

As características de equipamentos de usinagem convencionais e os dotados de sistema CNC estão entre os temas tratados no livro.

10/12/2025


Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

10/12/2025


Eventos e cursos do setor metal mecânico para 2026

Feiras de máquinas, aços e metalurgia serão realizadas em São Paulo. A Firjan SENAI abriu inscrições para cursos gratuitos no Rio de Janeiro.

01/12/2025