A transformação digital das indústrias brasileiras pode ganhar um novo impulso com a aprovação de 91 projetos na chamada B+P Smart Factory BNDES/SENAI. A iniciativa destina R$ 45,3 milhões em recursos não reembolsáveis ao desenvolvimento de tecnologia voltada para a Indústria 4.0, com reflexos sobre toda a cadeia industrial do País. O Ceará se destacou como o Estado com maior número de propostas aprovadas, seguido por Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.

Voltada à modernização produtiva, a chamada Smart Factory oferece apoio técnico e financeiro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias digitais, podendo cobrir até 70% do investimento total. As soluções planejadas abrangem robôs, inteligência artificial, sensores, sistemas móveis e simuladores, que são criados e testados em parceria com os Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI.

 

Um dos diferenciais do programa é a exigência de validação das tecnologias em ambiente real de produção, garantindo resultados práticos em eficiência e produtividade. A abordagem posiciona o Brasil em linha com as tendências globais de digitalização industrial. Os projetos terão início em dezembro deste ano.

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Leudo Lima/SENAI.

 

Continue acessando notícias do setor metal mecânico:

 

Robôs autônomos - Guia de fornecedores no Brasil.

 

Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais



Mais Notícias MM



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

03/11/2025


Fabricante paranaense de ferramentas de usinagem investe em otimização de processos

O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.

21/10/2025


Seco aprimora gerenciamento de ferramentas de usinagem

Programa para o recondicionamento de ferramentas de metal duro da Seco Tools passou a realizar rastreamento em tempo real.

20/10/2025