A transformação digital das indústrias brasileiras pode ganhar um novo impulso com a aprovação de 91 projetos na chamada B+P Smart Factory BNDES/SENAI. A iniciativa destina R$ 45,3 milhões em recursos não reembolsáveis ao desenvolvimento de tecnologia voltada para a Indústria 4.0, com reflexos sobre toda a cadeia industrial do País. O Ceará se destacou como o Estado com maior número de propostas aprovadas, seguido por Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.
Voltada à modernização produtiva, a chamada Smart Factory oferece apoio técnico e financeiro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias digitais, podendo cobrir até 70% do investimento total. As soluções planejadas abrangem robôs, inteligência artificial, sensores, sistemas móveis e simuladores, que são criados e testados em parceria com os Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI.
Um dos diferenciais do programa é a exigência de validação das tecnologias em ambiente real de produção, garantindo resultados práticos em eficiência e produtividade. A abordagem posiciona o Brasil em linha com as tendências globais de digitalização industrial. Os projetos terão início em dezembro deste ano.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Leudo Lima/SENAI.
Continue acessando notícias do setor metal mecânico:
Robôs autônomos - Guia de fornecedores no Brasil.
Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais
Mais Notícias CCM
Empresas se unem para formar duas novas unidades de negócios que integram recursos de captura de realidade e metrologia digitais.
19/01/2026
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
10/12/2025
Um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção foi desenvolvido pela Igus.
28/11/2025