As alemãs Trumpf (Barueri, SP) e Siemens anunciaram uma parceria estratégica voltada para a produção industrial apoiada em tecnologia digital. O acordo alia o portfólio Xcelerator da Siemens à reconhecida experiência da Trumpf na construção de máquinas para o trabalho com chapas e tubos metálicos e software, com o objetivo de superar um dos principais obstáculos da produção moderna: a falta de integração eficiente entre os sistemas de tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (TO).

 

A iniciativa prevê o desenvolvimento de um conjunto de interfaces de TI abertas e interoperáveis, voltadas para favorecer redes integradas no ambiente fabril. O foco está em aprimorar as aplicações de inteligência artificial (IA) externas ao controle de movimento e automação. Segundo o CEO da Siemens Digital Industries, Cedrik Neike, a transformação real em fábricas passa pela plena conexão digital entre máquinas, acelerando o fluxo de dados e decisões e tornando a produção capaz de responder rapidamente às mudanças do perfil de demanda.

 

Da esquerda para a direita: Tom Schneider (Trumpf), Stefanie Frank (Siemens AG), Cedrik Neike (Siemens AG). Stephan Mayer (Trumpf), Yürki Voss (Siemens AG), Till Küppers (Trumpf)


 

Benefícios técnicos e ganhos operacionais

 

O diferencial da colaboração é a integração robusta de hardware, software e ferramentas digitais de ambos os fornecedores, com arquitetura de sistemas modulares e interfaces padronizadas. Isso permitirá que os fabricantes obtenham ganhos como:

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


Imagem: Siemens AG



 

Leia também:

 

Soldagem e corte integrados

 

Droz Robótica lança células robotizadas para soldagem


 


 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Hypertherm vai aumentar atuação no mercado brasileiro

A empresa norte-americana que tem escritório em SP anunciou uma nova liderança para sua rede de comercialização no País.

26/01/2026


Corte de chapa marca o início da construção de nova fragata

O estaleiro TKMS anunciou o início da construção de uma nova fragata para a Marinha do Brasil, atingindo o auge da produção prevista inicialmente para o Programa de Fragatas Classe Tamandaré. O ato simbólico foi o corte das primeiras chapas que vão compor a embarcação.

12/01/2026


Empresa investe em instalações para galvanização a fogo

A cearense Projeart está investindo R$ 60 milhões em instalações para o processo de galvanização a fogo, visando aumentar o atendimento aos estados do Norte e do Nordeste.

09/01/2026