Foi lançada pela italiana Xenia Materials a linha de resinas termoplásticas reforçadas que incorpora a tecnologia ST Upgrade, para aumento da resistência ao impacto.
A tecnologia proporciona um aumento de 60% da resistência ao impacto em comparação com outros polímeros reforçados com fibras de carbono como, por exemplo, poliamidas (PA11) e (PA66) reforçadas com 30% de fibras.
De acordo com informações divulgadas à imprensa, a nova linha de compostos termoplásticos também apresenta melhores propriedades, tais como a flexibilidade e o comportamento elástico, aumentando em 40% o alongamento do material em comparação com formulações convencionais.

A Xenia Materials anunciou que já estão disponíveis para comercialização materiais do seu portfólio que foram aprimorados a partir da integração dos agentes ST Upgrade à sua formulação. A linha é composta por materiais reforçados com fibra de carbono e fibra de vidro baseados em PA6, PA66, PA11, PA12, PA6.12, PA4.10, PA6.10 e PA10.10.
No que se refere às aplicações nas quais esse portfólio pode ser utilizado, a empresa o fornece para a indústria aeroespacial e automobilística, bem como para fabricantes de equipamentos para praticantes de esportes e calçados, entre outras áreas.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagens: Xênia Materials/Divulgação.
Acesse mais notícias do setor de plásticos:
Novo grade de PPA para a área médica
Antioxidante melhora propriedades de rotomoldados
Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026