Passou a integrar o portfólio da Xenia Materials, empresa que desenvolve compostos termoplásticos para moldagem por injeção e impressão 3D com sede na Itália, uma linha de polímeros de origem renovável que possuem carga de cerâmica e fibra de carbono.


Trata-se das versões “Pure” e “Core”, pertencentes à série de materiais Xeramic™. O lançamento da Xenia Materials consiste em uma matriz de polímero poliftalamida (PPA), de base biológica, com alto teor de cerâmica, que é o caso da versão Pure, bem como compostos com fibra de carbono e com reforço cerâmico, os quais compõem a versão Core. 


 

Novos polímeros de base biológica e com cerâmica chegam ao mercado. Imagens: Xenia Materials/Divulgação.

 

Os novos materiais são recomendados para diversos tipos de aplicação, e, inclusive, para a fabricação de itens que precisam apresentar alto acabamento superficial, elevado desempenho mecânico e apelo estético refinado. Também podem ser utilizados na fabricação de componentes leves com alta condutividade térmica e alta densidade. 


A proposta da companhia é fornecer polímeros para aplicações que vão desde a produção de utensílios domésticos até componentes eletrônicos e peças customizadas para o setor aeronáutico, por exemplo.

 

A Xenia vai apresentar sua nova linha de materiais Xeramic™ na EPHJ – The World of High Precision, evento que acontece de 3 a 6 de junho em Genebra, Suíça.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Acesse mais notícias do setor de plásticos:

 

Novos masters da Ampacet têm foco na circularidade

 

Composto polimérico vai substituir titânio em aeronave

 

#XeniaMaterials #Xeramic #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Silo-bolsa da Lonax já está disponível para comercialização

A empresa anunciou sua entrada no mercado de silos-bolsa e integrou novos produtos ao seu portfólio.

22/07/2025


Composto polimérico vai substituir titânio em aeronave

A Syensqo consolidou o desenvolvimento de um componente do bico de uma aeronave da Boeing, em que o titânio foi substituído por plástico reforçado.

26/05/2025


Farinha de madeira estável para uso em compostos plásticos

Empresa paranaense investe na oferta de pós ultrafinos de madeira com características especiais para a formulação de compostos do tipo WPC.

13/05/2025