A fabricante de embalagens Aptar (EUA), que tem unidade brasileira em Jundiaí (SP), anunciou o desenvolvimento de uma embalagem para spray nasal usando 52% de matéria-prima de origem biológica e com certificado pelo ISCC Plus (International Sustainability & Carbon Certification Plus), sistema voluntário de certificação internacional voltado para rastreabilidade e sustentabilidade na cadeia produtiva, principalmente de matérias-primas renováveis, recicladas e circulares. O ISCC Plus se estende aos fornecedores externos e é utilizado por empresas que desejam demonstrar o compromisso com a sustentabilidade. A adoção do selo permite comunicar ao público o uso de matérias-primas sustentáveis e rastreáveis em produtos finais.

 

A bomba de spray nasal desenvolvida pela Aptar leva o nome de Freepod e é um dos sistemas de aplicação dos produtos farmacêuticos da marca Otrivin, da Haleon, com sede global no Reino Unido. O frasco é produzido utilizando a abordagem de balanço de massa equivalente a 100% de conteúdo de origem biológica. Juntos, os componentes da bomba e do frasco resultam em um conteúdo total de 60% de material circular para todo o dispositivo de spray nasal.

 

A empresa informou em comunicado de imprensa que os componentes da embalagem Freepod  são feitos de resinas de base biológica derivadas de matérias-primas renováveis como resíduos biológicos e óleos residuais. A unidade fabril da Aptar Pharma em Mezzovico, Suíça, possui certificação ISCC PLUS.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Aptar

 

Leia também:

 

Lixo orgânico é matéria-prima para a produção de plásticos

 

Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos

 

 

 



Mais Notícias CCM



Óleo de cozinha convertido em PP dá origem a embalagens de margarina

Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.

21/10/2025


Embalagens e sustentabilidade serão tema de fórum

Em outubro o Instituto de Embalagens vai realizar a nova edição de um fórum que terá formato híbrido.

14/10/2025


Fabricante de embalagens aumenta o uso de PET reciclado na produção

Empresa gaúcha intensifica o uso de PET pós-consumo e da tecnologia multicamadas homologada pela Anvisa na produção de embalagens de alimentos.

06/10/2025