Adalberto Rezende, da redação.
A Learn Ltda. lançou uma nova edição em inglês do livro “Cientista industrial”, que possui o título “Industrial Scientist”. Assim como a obra escrita em português, a nova versão é de autoria de Cesar Eduardo da Silva, engenheiro químico e especialista em gestão empresarial, e sócio-fundador da Learn Ltda.
.jpg)
O autor forneceu informações à reportagem da Plástico Industrial sobre a edição em inglês, enfatizando que nela são abordados os mesmos tópicos da primeira edição. O leitor vai encontrar relatos sobre temas recorrentes no chão de fábrica e na rotina da cadeia de manufatura, o que abrange o setor de transformação de plásticos.
A utilização de tecnologias e métodos ligados aos conceitos da Indústria 4.0 também é tratada na obra, assim como os desafios para se obter alta produtividade, eficiência em processos e controle da qualidade, entre outros temas.
Há capítulos que trazem exemplos de como usar de forma proativa o conhecimento relacionado aos fatores mencionados acima no dia a dia de parques fabris, tendo como base casos reais e a combinação de pensamento crítico, criatividade lógica e rigor dos métodos científicos.
Braços para bonecas
Entre os relatos sobre casos reais presentes no livro, há um que trata da busca pela otimização de um processo produtivo voltado para a fabricação por injeção de peças para bonecas. Mais especificamente, o assunto diz respeito a uma empresa que teve problemas na fabricação de braços para bonecas, em que o principal desafio foi produzir peças sem que ocorresse a variação do diâmetro da parte onde o braço se encaixa com o corpo do brinquedo.
A partir daí, o leitor pode acompanhar o que foi feito para tentar solucionar o problema. Neste sentido, são fornecidas informações sobre as estratégias adotadas pela liderança da empresa, além das sugestões e opiniões provenientes dos departamentos envolvidos na fabricação das bonecas.
Conforme é mencionado no livro, as estratégias utilizadas envolveram a análise dos polímeros usados na fabricação das peças, o que abrangeu as propriedades dos materiais, como eles foram fornecidos e processos preliminares necessários para a otimização da produção como, por exemplo, parâmetros da desumidificação dos grânulos.
A máquina de injeção que foi utilizada para a produção das peças para bonecas também foi tema dos estudos realizados pela empresa. E indo além dos processos produtivos voltados para a fabricação de peças plásticas, o caso mencionado também teve como desafios o alinhamento de ideias propostas pela equipe envolvida e as definições que deveriam ser estabelecidas.
Criatividade produtiva
No livro, Cesar também aborda a importância do incentivo à curiosidade de colaboradores no que tange ao aprendizado no dia a dia do chão de fábrica, incluindo o incentivo ao pensamento crítico e à criatividade produtiva.
O conteúdo da obra é composto por exercícios propostos pelo autor e ainda traz tópicos sobre temas como entrega de valor, ferramentas para execução de projetos, foco e dedicação, mapas de raciocínio, gestão, criatividade lógica, observação atenta e raciocínio circular, por exemplo.
Mais informações sobre as edições em português e em inglês podem ser obtidas pelo e-mail cesar@learn.net.br e pelo site da Learn Ltda. (https://learn.net.br). O livro em versão física ou digital também pode ser adquirido pelo site da Amazon (www.amazon.com).
________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Imagem: Learn Ltda./Divulgação.
Conheça mais publicações na seção Literatura no nosso portal:
Mulheres na indústria são tema de novo livro
Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.
Guia orienta empresas do setor de plásticos para a internacionalização
#LearnLtda #IndustrialScientist #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026