O Think Plastic Brazil lançou a 5a edição do estudo de tendências de cores para plásticos, o Color Trend® 2026. O levantamento foi realizado em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – e o INP – Instituto Nacional do Plástico. O Color Trend 2026 tem a curadoria de Marcelo Rosenbaum, arquiteto, que dará continuidade ao trabalho de Gabriela de Matos, arquiteta e urbanista.
Em palestra durante a apresentação da nova edição do estudo, Rosenbaum enfatizou que “não se trata de um livro sobre tendências, mas sim sobre identidade das cores”. A obra, que tem como tema “Dos biomas às cores, do Brasil ao Brasil”, traz uma abordagem que mistura sugestões de cores para diferentes tipos de design de itens fabricados em plásticos e serve como um guia para empresas do setor que buscam alinhar seus projetos com os conceitos de sustentabilidade.
No livro, os profissionais do setor vão encontrar registros fotográficos de diversas regiões do Brasil, cujas cores podem inspirar o desenvolvimento de produtos plásticos, bem como de masterbatches, corantes e pigmentos usados em sua fabricação. Nas imagens está presente uma paleta de cores que tem origem nos biomas, além de nuances que estão relacionadas a fenômenos naturais, tais como tons de cinza observados no céu em dias chuvosos e tons de marrom apresentados pelo solo.
Um vídeo sobre o novo estudo pode ser visto a seguir.
Nesta página podem ser obtidas mais informações sobre os estudos realizados pelo Think Plastic Brazil. Um software baseado em inteligência artificial que sugere cores para plásticos é o tema de um estudo disponível na seção Artigos técnicos em nosso portal.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Think Plastic Brazil/Divulgação.
Você também pode gostar:
Caracterização reológica de corantes líquidos armazenados por períodos prolongados
Masterbatches com pigmentos luminescentes auxiliam na triagem de resíduos plásticos
Nanoestruturas permitem obter peças brancas sem o uso de pigmentos
#ColorTrend2026 #ThinkPlasticBrazil #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025