Adalberto Rezende, da redação.


 

Foi lançado pela Mecalor o novo chiller Smardt Oil Free, que conta com sistema de mancais magnéticos e que foi desenvolvido para integrar sistemas de refrigeração de máquinas utilizadas para a transformação de resinas plásticas. O equipamento foi desenvolvido pela canadense Smardt, que tem a Mecalor como fabricante e fornecedora exclusiva na América Latina.


Uma das vantagens proporcionadas pelo chiller é que o seu sistema de mancais magnéticos dispensa a utilização de lubrificantes – o atrito entre as partes móveis é reduzido pelo magnetismo, diminuindo assim o índice de desgaste das mesmas –, além de essa tecnologia contribuir para a redução de custos com manutenção em comparação com equipamentos similares que necessitam de óleos lubrificantes.

Mauricio Beduschi, gerente de vendas da Mecalor, empresa com sede em São Paulo (SP) e filial no México, concedeu entrevista à Plástico Industrial. Ele comentou que o Smardt Oil Free pode ser integrado a diferentes tipos de sistemas de refrigeração para injetoras, extrusoras e máquinas de sopro, por exemplo. “O novo equipamento pode operar em conjunto com dry coolers, e é uma boa pedida para empresas do setor de plásticos que buscam reduzir o consumo de energia elétrica, e também o consumo de água, em seus processos produtivos”, complementou.


O chiller Smardt Oil Free passou a integrar o portfólio da Mecalor e é uma opção para empresas que buscam eficiência energética em seus processos. Foto: Adalberto Rezende. 

 

Um modelo em corte do equipamento recém-lançado foi exibido pela Mecalor na última edição da feira Plástico Brasil, que aconteceu em São Paulo. Mauricio (foto a seguir) revelou que o lançamento do chiller faz parte das estratégias da empresa voltadas para atender às atuais demandas dos transformadores de resinas plásticas. As estratégias também levaram à ampliação da planta fabril da Mecalor, que passou a ter área de 18 mil metros quadrados. 

 

“Atualmente, o setor que mais puxa as nossas vendas é o de embalagens plásticas, o que abrange os fabricantes de embalagens para bebidas e carbonatados. Nesse sentido, também têm destaque os fabricantes de filmes que são consumidos por diversos mercados, como o de alimentos, entre outros. Por esse e outros motivos, direcionamos investimentos para o aumento da nossa planta industrial e para o desenvolvimento de soluções para o setor de plásticos”.


Ainda de acordo com Mauricio, os setores mencionados acima contribuíram para que a Mecalor dobrasse as suas vendas em 2025 em comparação com 2023. 


Sobre o Smardt Oil Free, o executivo disse que os clientes já podem contar com assistência técnica local, e também com serviços de monitoramento de processos em tempo real por meio de uma plataforma digital gerenciada pela companhia.

 

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Continue por dentro das novidades do setor de plásticos:

 

Radici inaugura nova fábrica em São Roque

 

Grupo Flexível aumentou sua unidade industrial de MG

 

Percepção do consumidor sobre embalagens em bioplásticos é tema de pesquisa

 

#Mecalor #PlásticoIndustrial #RefrigeraçãoIndustrial



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026