A belga Syensqo (Itatiba, SP) anunciou avanços na reciclagem mecânica de embalagens multicamadas de alimentos contendo em sua estrutura o poli(cloreto de vinilideno, PVDC) Ixan (marca registrada da empresa) polietileno (PE) e acetato de vinila (EVA).
O PVDC é bem conhecido por suas propriedades de barreira ao oxigênio e ao vapor de água, características importantes para embalagens de alimentos. Sua reciclabilidade, porém, ainda não havia sido comprovada.
Os testes foram realizados com embalagens de carne de alta barreira, usando filmes multicamadas com a estrutura de PE/EVA/Ixan/EVA/PE. Os resultados provaram que esse material pode ser efetivamente reciclado e reconvertido em matéria-prima para outras aplicações dentro de um fluxo de resíduos baseado em polietileno (PE).
Os testes foram conduzidos em conformidade com a EN 13430, norma que define os requisitos para reciclagem de materiais de embalagem na Europa. As estruturas multicamadas do PVDC Ixan passaram em todos os testes sem apresentar problemas críticos na moagem, lavagem/secagem, extrusão/peletização e moldagem por injeção a 220 °C, processo que pode dar origem a objetos como vasos de flores, paletes, bancos, entre outros.
Foi possível concluir também que as estruturas de filme usando o PVDC Ixan são totalmente compatíveis com a reciclagem mecânica de PE, dispensando a adição de estabilizadores.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: Syensqo
Você pode se interessar por:
Cooperação para a produção de filmes com resina reciclada
#reciclagemdePVDC
#reciclagemmecânica
Mais Notícias CCM
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.
22/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025