A modernização de parques fabris é um assunto que já estava na pauta do segmento de plásticos bem antes do início da atual crise sanitária desencadeada pela Covid-19. Porém, o advento desta levou ao aumento do uso de canais digitais para difundir informações e conteúdo para a cadeia produtiva desta e de outras áreas correlatas, fator impulsionado principalmente pelo distanciamento social.

Os ebooks, ou livros digitais, estão entre os exemplos de ferramentas que estão se destacando neste cenário. Eles são um meio rápido e, geralmente, interessante do ponto de vista econômico, podendo ser obtidos em versões originais ou adaptadas de seus equivalentes impressos.
E mais uma publicação desse tipo passou a ser oferecida pela Tomra Sorting Recycling, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas de sensores para gerenciamento de resíduos, com matriz na Noruega e filial brasileira em São Paulo (SP).
O nome da obra é “Digitalization – Connect to Enhance Productivity in the Recycling Industry” (foto), ou “Digitalização – Conecte para aumentar a produtividade na indústria de reciclagem”, em português.
O o ebook aborda como o uso de sistemas que permitam a conectividade entre dispositivos ópticos que auxiliam na triagem de materiais, máquinas e ambientes virtuais pode contribuir para a otimização de processos no ramo de reciclagem.
Além disso, o seu conteúdo abrange sugestões referentes à obtenção de melhorias no gerenciamento de linhas de produção por meio de coleta e análise de dados, o que inclui a elaboração de estratégias visando à otimização de trabalhos.
O livro pode ser baixado gratuitamente aqui. Nossa seção Literatura também traz informações sobre publicações que tratam de diversos temas relacionados à área de plásticos, reciclagem, entre outras.
Foto: Tomra Sorting Recycling
Conteúdo relacionado:
#TomraSortingRecycling #Reciclagem #Digitalização #Ebook #Plásticos #Covid-19
Mais Notícias CCM
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026
Desde o inicio das suas operações como gestora da logística reversa dos resíduos de eletroeletrônicos, a ABREE contabiliza 190 mil toneladas de eletroeletrônicos recuperados, sendo 21% constituídos por materiais plásticos.
03/02/2026
Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.
27/01/2026