Produzir bioplásticos a partir do processamento de bagaço de malte, derivado da produção de cerveja, e usá-los para a fabricação de filmes e embalagens, além de outros produtos, é a meta do Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico.
Esse trabalho passou a fazer parte das linhas de pesquisa do projeto “Polymeer”, pelo qual a equipe do instituto espanhol vai usar matéria-prima proveniente de bagaço de malte (foto) na produção de filmes para uso no setor agrícola e embalagens rígidas para utilização em diferentes tipos de aplicações.
O projeto também tem como premissa o desenvolvimento de produtos com características que facilitem a sua reciclagem. Os pesquisadores que estão à frente do programa vão explorar as possibilidades de criação de produtos biodegradáveis e com design que facilite o reaproveitamento de materiais, por exemplo.
Neste sentido, os estudos que serão realizados pelo Aimplas envolverão ainda processos de reciclagem dos biomateriais usados por solvólise, assim como a biodegradabilidade de filmes para uso agrícola e estudo do ciclo de vida de produtos fabricados a partir do processamento do bagaço de malte.
Também participam do projeto Polymeer empresas, centros de pesquisa e instituições do meio acadêmico da Europa. O projeto contou com investimento de 4,9 milhões de euros, de acordo com informações divulgadas à imprensa.
O instituto Aimplas pode ser contatado pelo seu site. Um ensaio de embalagem para ovos feita de bioplástico composto por glicerina residual da produção de biodiesel é tema de um estudo que está disponível na seção Artigos técnicos em nosso site.
____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________
Imagem: Aimplas/Divulgação.
Você também pode gostar:
Peças moldadas com resinas recicladas podem ser soldadas por ultrassom
Garrafas de PET produzido com óleo de cozinha chegam ao mercado japonês
#Aimplas #Polymeer #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Webinar gratuito vai discutir possibilidades de mercado para os produtos fabricados com materiais bioplásticos.
15/04/2025
Unidade de produção do bioplástico PLA nos Emirados Árabes começa a ser construída este ano e deverá entrar em operação em 2028.
18/02/2025
Pesquisadora da UFSCar conduz estudo sobre embalagens plásticas e aborda questões relacionadas ao uso de bioplásticos na fabricação de versões flexíveis e rígidas. A percepção do consumidor e os fatores tecnológicos e mercadológicos serão mapeados por meio de uma enquete disponível em formulário eletrônico aberto ao público.
18/02/2025