A empresa Plastiweber, com unidade na cidade de Feliz (RS), desenvolveu uma rede de coleta de resíduos plásticos pós-consumo no Estado gaúcho que agora está presente em 91 dos seus municípios. 

 

Trata-se de um programa chamado Naturecycle, que incentiva a reciclagem de materiais provenientes de embalagens, por exemplo, para que a matéria-prima obtida a partir daí seja usada na fabricação de novos produtos.

As embalagens feitas com resinas recicladas são certificadas. Elas são produzidas com plásticos recolhidos por cooperativas, empresas e instituições de ensino credenciadas. De acordo com informações fornecidas à imprensa, o volume de embalagens reaproveitadas por meio deste programa é maior que 106 milhões de unidades, ao passo que as ações realizadas até agora contribuíram para evitar o descarte incorreto de mais de 2.200 toneladas de plástico.

 

O Naturecycle também tem como um de seus pilares o direcionamento dos recursos obtidos pelas ações a ele ligadas para projetos socioambientais conduzidos pelas empresas e instituições parceiras. Entre elas estão a Ambev, Orquídea Alimentos, Adimax, Cia Canoinhas, Madesa e ADB Alimentos.

 

Moisés Weber, CEO da Plastiweber, comentou mais sobre o programa: “a cadeia circular que temos hoje é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de anos. Com a execução do projeto conseguimos aliar a reintrodução dos resíduos plásticos como insumos em novas cadeias produtivas e a responsabilidade ambiental. Ele concluiu dizendo que o objetivo da Plastiweber é “estar cada vez mais próxima da população do nosso estado, impactando positivamente a vida das pessoas, promovendo a conscientização sobre a destinação correta de resíduos e a economia circular”.

 

 

Ações paralelas de cooperativas e escolas

 

O escopo do programa Naturecycle, como mostra o gráfico abaixo, abrange outras ações organizadas e realizadas por cooperativas de reciclagem, empresas e escolas. Uma delas se chama “Resíduos pela vida”, que consiste em trabalhos centrados na conscientização sobre o descarte correto de resíduos plásticos, visando orientar a população para que os materiais pós-uso/pós-consumo sejam depositados em pontos de coleta credenciados.

 


 

 

Há também o programa “Cooperativa + Circular”, que é voltado para a capacitação de equipes que atuam em cooperativas de reciclagem, do qual participam entidades dessa área presentes em seis municípios do Rio Grande do Sul. Uma delas é a Associação Belo Horizonte, presidida por Tiago Pavelski. Ele comentou mais sobre este assunto: “o treinamento fornecido permite que nossa atuação se amplie em escala, além de transformar nossa forma de agir e pensar no que tange à reciclagem de resíduos plásticos”. 


Outro programa ligado ao Naturecycle é o “Escola Sustentável”. Este tem como foco a conscientização de crianças e adolescentes sobre o descarte correto de resíduos, a economia circular e a educação ambiental. Participam deste programa 96 colégios presentes em 24 cidades gaúchas, e graças a ele, cerca de 70 toneladas de resíduos plásticos foram reinseridas na cadeia produtiva de resinas.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Plastiweber.

 

Imagens: Plastiweber, Naturecycle/Divulgação.

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Método determina a necessidade de readitivação dos plásticos reciclados

 

Indorama aumenta a capacidade de reciclagem em Minas Gerais

 

WasteBank e Sygecom oferecem soluções para gerir e monetizar resíduos plásticos

 

#Plastiweber #Naturecycle #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias RTI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025