A Ciclopack, empresa que integra o hub do CIETEC-USP – Universidade de São Paulo – (São Paulo, SP), desenvolveu o sistema CicloID, que utiliza espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) para rastrear informações sobre materiais reciclados.

A tecnologia pode ser aplicada diretamente em embalagens compostas por plásticos reciclados. São inseridos identificadores moleculares diretamente no material reciclado durante o processo produtivo. Eles criam uma assinatura físico-química única que acompanha o material e permitem o rastreamento de informações sobre a sua origem, além de indicar o percentual de reciclado presente na embalagem.

 

O sistema CicloID, validado pelo Instituto de Química da USP, conforme um comunicado à imprensa, foi concebido para criar uma “biometria material” para embalagens, a partir da qual são reunidos dados referentes ao produto. A validação é feita por espectroscopia NIR, que lê a composição e compara com o modelo de referência estabelecido pela Ciclopack.

 

“A tecnologia coloca um ‘token físico’ no material reciclado. É como se cada quilo de material tivesse uma identidade molecular impossível de falsificar. Quando você insere a nanotecnologia no reciclado, consegue atestar a origem – se veio do litoral ou de aterro – e o teor real de conteúdo reciclado quando inserido na embalagem. Além disso, na hora da triagem, cooperativas com equipamentos automatizados conseguem documentar as informações sobre as embalagens e saber de qual marca foi e de qual lote, mesmo se a embalagem não possuir rótulo. Isso fecha o ciclo com ciência, não com documentos que podem ser manipulados”, comentou Leonardo Roriz, CEO da Ciclopack.


Mais informações podem ser obtidas pelo site da Ciclopack. Na seção “Reciclagem” no nosso portal você confere notícias sobre tecnologias e pesquisas do setor. 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Ciclopack/Divulgação.

 

Continue por dentro das notícias do setor de plásticos:

 

IA especializada vai auxiliar profissionais do setor de embalagens

 

Algas marinhas e grafeno na composição de um novo material plástico

 

Desafios da atribuição dos créditos de carbono no processamento de resinas recicladas



Mais Notícias RTI



Stadler registra aumento da procura por sistemas de triagem

Proximidade da entrada em vigor do Decreto 12.688, que regulamenta o uso de conteúdo reciclado em embalagens, fez aumentar a procura por sistemas de triagem automatizada.

27/05/2026


Reciclagem de plásticos será tema de curso online gratuito

O Conselho Regional de Química IV Região/SP vai realizar em junho um curso que abrange reciclagem, desafios e oportunidades.

26/05/2026


Programa impulsiona a reciclagem de tampas plásticas

Na programação da feira Interplast está inserida a apresentação de ações realizadas por meio do programa Tampinha Legal.

26/05/2026