A Ciclopack, empresa que integra o hub do CIETEC-USP – Universidade de São Paulo – (São Paulo, SP), desenvolveu o sistema CicloID, que utiliza espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) para rastrear informações sobre materiais reciclados.

A tecnologia pode ser aplicada diretamente em embalagens compostas por plásticos reciclados. São inseridos identificadores moleculares diretamente no material reciclado durante o processo produtivo. Eles criam uma assinatura físico-química única que acompanha o material e permitem o rastreamento de informações sobre a sua origem, além de indicar o percentual de reciclado presente na embalagem.

 

O sistema CicloID, validado pelo Instituto de Química da USP, conforme um comunicado à imprensa, foi concebido para criar uma “biometria material” para embalagens, a partir da qual são reunidos dados referentes ao produto. A validação é feita por espectroscopia NIR, que lê a composição e compara com o modelo de referência estabelecido pela Ciclopack.

 

“A tecnologia coloca um ‘token físico’ no material reciclado. É como se cada quilo de material tivesse uma identidade molecular impossível de falsificar. Quando você insere a nanotecnologia no reciclado, consegue atestar a origem – se veio do litoral ou de aterro – e o teor real de conteúdo reciclado quando inserido na embalagem. Além disso, na hora da triagem, cooperativas com equipamentos automatizados conseguem documentar as informações sobre as embalagens e saber de qual marca foi e de qual lote, mesmo se a embalagem não possuir rótulo. Isso fecha o ciclo com ciência, não com documentos que podem ser manipulados”, comentou Leonardo Roriz, CEO da Ciclopack.


Mais informações podem ser obtidas pelo site da Ciclopack. Na seção “Reciclagem” no nosso portal você confere notícias sobre tecnologias e pesquisas do setor. 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Ciclopack/Divulgação.

 

Continue por dentro das notícias do setor de plásticos:

 

IA especializada vai auxiliar profissionais do setor de embalagens

 

Algas marinhas e grafeno na composição de um novo material plástico

 

Desafios da atribuição dos créditos de carbono no processamento de resinas recicladas



Mais Notícias RTI



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Design estratégico ao alcance das empresas de transformação de plásticos

Acordo de cooperação entre o Think Plastic Brazil e o Instituto de Design de Illinois vai promover entre os transformadores de plásticos o conceito de design como estratégia de negócios e de internacionalização.

11/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025