A ArcNC (Bélgica) desenvolveu um sistema de programação para robôs de soldagem que dispensa algumas etapas que tornam esse processo demorado nas programações on-line e off-line.
Enquanto a program
ação on-line que exige o uso de dispositivos in loco para estabelecer as trajetórias, ou o uso de robôs colaborativos, a programação off-line trouxe praticidade ao processo, ao permitir a criação de trajetórias em um computador, e não necessariamente no chão de fábrica. Tornou possível também o uso de simuladores e software. Nas tarefas menos complexas, porém, há espaço para a programação automatizada, que é objeto do desenvolvimento da ArcNC.
A empresa afirma ter introduzido um novo paradigma na programação de robôs, especialmente adaptada para aplicações de soldagem, pois o seu sistema automatiza a maior parte do trabalho de programação a partir do arquivo de projeto (CAD) da peça a ser soldada.
O sistema foi desenvolvido por soldadores e identifica automaticamente, a partir do arquivo CAD, os potenciais pontos de solda nos locais que exigirão montagem. A sequência de soldagem, no entanto, pode ser otimizada automaticamente e ajustada manualmente.
Os movimentos do robô são então calculados automaticamente para a execução da soldagem e realização de movimentos de detecção e transições, de modo a evitar colisões e estabelecer as melhores trajetórias. De acordo com informações da empresa, posicionadores de peças e eixos de robô adicionais podem ser controlados de forma síncrona.
A ArcNC vai expor na próxima edição da EuroBLECH, que acontece de 22 a 25 de outubro, em Hanover (Alemanha).
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: ArcNC
Notícias relacionadas:
Mais Notícias PI
Desenvolvedora alemã de software para fabricação a partir de chapas metálicas anunciou uma versão mais abrangente do sistema, além da complementação do seu portfólio, decorrente da compra da Stampack.
24/11/2025
A união de chapas metálicas e plásticas de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.
10/11/2025
A Renishaw desenvolveu um sistema de medição que opera em dois modos, atendendo requisitos de empresas que processam grandes volumes seriados e também as que produzem pequenas séries de peças com geometrias variadas.
10/11/2025