O Programa Recupera Indústria RS, do qual estão participando o SENAI-RS e o Sistema FIERGS, visa restabelecer a produção em empresas do Rio Grande do Sul que foram atingidas pela cheia ocorrida naquele Estado entre abril e maio de 2024.
Trata-se de um conjunto de ações que vão desde o fornecimento de suporte técnico para a manutenção de máquinas industriais danificadas pelas enchentes, passando pela capacitação de equipes, e indo até a criação e execução de consultoria para a contratação de novos talentos.

O primeiro passo é a realização do cadastro gratuito da empresa interessada. Em seguida, é feito um diagnóstico, seguido por avaliação técnica. A partir daí, é elaborado um plano de manutenção corretiva.
Neste sentido, as empresas participantes podem contar com recursos de até R$ 85 mil para a recuperação do seu parque fabril por meio da “Plataforma para restabelecimento da capacidade produtiva”, desenvolvida pelo SENAI Tecnologia e Inovação.
Há outras maneiras de ajudar
As partes envolvidas no Programa Recupera Indústria RS também estão gerenciando o cadastro de companhias que pretendem contribuir para o restabelecimento de empresas afetadas pelas enchentes.
As empresas e instituições interessadas em apoiar o programa podem disponibilizar recursos financeiros, fornecer gratuitamente componentes para máquinas industriais, assistência técnica e treinamento, entre outros produtos e serviços.
Nesta página podem ser obtidas mais informações sobre o programa.
____________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________________
Imagem: SENAI-RS/Divulgação.
Continue por dentro das notícias do setor metal mecânico:
Limpador para metais amarelos tem versão à base de água
Recuperação de máquinas industriais atingidas por enchentes no RS
#SENAIRS #FIERGS #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026