Um robô autônomo que pode movimentar cargas com peso de até três toneladas foi lançado pela alemã Kuka, com filial brasileira na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Ele é recomendado para trabalhos que requeiram a movimentação de peças usinadas, por exemplo.

 

O autômato é chamado KMP 3000P e pode operar como uma plataforma móvel, ou, popularmente falando, como um “carrinho”, em parques fabris. É equipado com câmeras 3D, permitindo que ele tenha uma visão de 360°, e escâneres a laser. Assim, pode evitar e/ou contornar eventuais obstáculos no chão de fábrica.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o modelo pode se movimentar em qualquer direção e, inclusive, em sentido diagonal. Ainda de acordo com a companhia, dependendo do tipo de operação, os clientes podem optar pelo uso de dois robôs para transportar peças com peso maior do que três toneladas, desde que sejam programados para operar em conjunto.

 

O novo robô pode ser comandado por meio do software KUKA.AMR, que possibilita também a integração de outros robôs móveis autônomos a sistemas operacionais industriais.

 

Mais informações podem ser obtidas nesta página. Na seção Indústria 4.0 em nosso site você encontra mais notícias sobre robótica industrial e sistemas automatizados para o setor de usinagem.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Kuka/Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Grob Brasil comemora os resultados de 2023

 

MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

 

#Kuka #RobôIndustrial #MáquinaseMetais



Mais Notícias PI



Manaus projeta expansão da produção

A indústria metal mecânica se destaca nos indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus. Antecipação da compra de insumos para as linhas de produção é uma estratégia que as empresas da Zona Franca de Manaus estão adotando para evitar os impactos logísticos da estiagem nos rios da região.

22/09/2025


Indústria do aço enfrenta retração em 2025

Dados do Instituto Aço Brasil relativos aos primeiros sete meses alertam para a alta de importações de aço chinês, apesar de medidas governamentais para contê-las.

08/09/2025


Pesquisa aponta crescimento do mercado de fresadoras

Estudo global do mercado de fresadoras prevê aumento da demanda por essas máquinas essenciais na fabricação de itens para setores como o automobilístico e o aeroespacial. A produção personalizada também está impulsionando o mercado.

11/08/2025