A alemã Kuka, com filial brasileira na cidade de São Bernardo do Campo (SP), lançou um robô autônomo que pode movimentar cargas com peso de até três toneladas. É recomendado para trabalhos que requeiram a movimentação de chapas metálicas e perfis, por exemplo.

Ele é chamado KMP 3000P e pode operar como uma plataforma móvel, ou, popularmente falando, como um “carrinho”, em parques fabris. O autômato é equipado com câmeras 3D, permitindo que ele tenha uma visão de 360°, e scanners a laser. Assim, pode evitar e/ou contornar eventuais obstáculos no chão de fábrica.
Conforme informações fornecidas à imprensa, o modelo pode se movimentar em qualquer direção e, inclusive, em sentido diagonal. Ainda de acordo com a companhia, dependendo do tipo de operação, os clientes podem optar pelo uso de dois robôs para transportar chapas com peso maior do que três toneladas, desde que sejam programados para operar em conjunto.
O novo robô pode ser comandado por meio do software KUKA.AMR, que possibilita também a integração de outros robôs móveis autônomos a sistemas operacionais industriais.
Nesta página podem ser obtidas mais informações. Na seção Indústria 4.0 em nosso site você encontra mais notícias sobre robótica industrial e sistemas automatizados para a indústria de corte e soldagem de metais.
___________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Kuka/Divulgação.
Mais notícias:
Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco
Alltech passa a fornecer máquinas de corte a laser
#Kuka #RobôIndustrial #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025