Um programa para atestar a qualidade de plásticos reciclados oriundos de peças para veículos foi iniciado pelo Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico (Espanha). Trata-se de um projeto chamado “Surftop”, que visa contribuir para que resinas recicladas sejam reinseridas na produção de autopeças, desde que elas apresentem propriedades que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos pela indústria automotiva.

 

O projeto de pesquisa e desenvolvimento, que é financiado pelo Instituto Valenciano de Competitividade e Inovação (IVACE+i) e fundos FEDER, consiste na elaboração e execução de pesquisas para analisar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de, por exemplo, painéis, para-choque, revestimento interno de portas e peças do motor, entre outros.

 

Nesse sentido, o instituto vai trabalhar para garantir que as novas peças feitas com resinas recicladas apresentem propriedades de superfície como cor, brilho e rugosidade que permitam a elas receberem textura e/ou pintura, e também que estejam de acordo com os requisitos de qualidade do ar no interior de veículos (VIAQ), conforme as normas estabelecidas pelos fabricantes de automóveis.

 

As atividades relacionadas ao programa incluem a análise de propriedades de plásticos reciclados no que tange à sua resistência ao desgaste e ao impacto, assim como ao seu comportamento em casos de ocorrência de arranhões na superfície e ação de agentes químicos.

 

Foi informado à imprensa que os trabalhos também têm como objetivo garantir que as peças fabricadas com resinas recicladas apresentem baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs), ao passo que os materiais não devem apresentar odores típicos de resíduos reciclados, de forma a atender às exigências dos fabricantes.

 

O Aimplas pode ser contatado pelo seu site. Na seção Reciclagem da nova edição digital de Plástico Industrial você confere mais notícias do setor. 

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagens: Aimplas.

 

Mais conteúdo:

 

Kraiburg lança TPE com 73% de conteúdo reciclado

 

Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico

 

#Aimplas #Surftop #PlásticoIndustrial #ResinasRecicladas



Mais Notícias PI



Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025


Fabricante de motocicletas vai aumentar a produção no Amazonas

A Honda vai investir mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.

13/10/2025


Espaço para a inovação no setor de filmes agrícolas

Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.

06/10/2025