A alemã Gühring, que tem unidade brasileira em Salto (SP), desenvolveu uma linha de fresas especiais para a usinagem de moldes e matrizes, com o objetivo de proporcionar um acabamento de alta precisão nesse tipo de ferramental.

 

As novas fresas, da linha G-Mold m foram criadas combinando um substrato ultraduro à geometria de núcleo estável e um perfil otimizado para os canais, além de um sistema novo de revestimento. Essa combinação, de acordo com informações da empresa, ajuda a reduzir o deslocamento e o desgaste durante o fresamento, o que resulta em uma precisão de contorno na usinagem de materiais com dureza de até 65 HRC, além de aços-ferramenta de alta liga e fabricados por metalurgia do pó.

 

Como a fabricação de ferramentas e moldes envolve a usinagem de aços endurecidos e de alta resistência, a Gühring passou a utilizar um metal cerca de 200 HV mais duro e com grãos mais finos, o que assegura uma aresta de corte mais estável.

 

O sistema de revestimento também foi especialmente adaptado para a fabricação de moldes: um revestimento produzido e aplicado pelo processo de pulverização de magnetron por impulso de alta potência (HiPiMS) torna as superfícies da ferramenta extremamente lisas e mais resistentes ao desgaste.

 

A nova linha de fresas G-Mold μ cobre todos os processos de fresamento, incluindo o fresamento de cópia, acabamento e fabricação de insertos, assim como a execução de guias e bolsões em placas de moldes.

 

 

Imagens: Gühring

 

 

Leia também:

 

Aços com troca térmica otimizada podem reduzir o tempo de ciclo de injeção

 

Digitalização e sustentabilidade na fabricação de moldes



Mais Notícias PI



Crescimento com cautela, a receita para a distribuição de resinas

Levantamento da Adirplast apontou um aumento de 5,7% em volume de vendas, com destaque para o bom desempenho dos plásticos de engenharia. Porém, incertezas geopolíticas e macroeconômicas impedem projeções mais otimistas.

10/02/2026


O "Big Bang" da indústria de plásticos em 2026

Uma nova realidade regulatória e tributária faz de 2026 o ano zero da lógica industrial para o setor de polímeros no Brasil. O planejamento estratégico vai demandar a compreensão dessa complexa estrutura.

12/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026