A alemã Walter (Sorocaba, SP), anunciou o desenvolvimento de uma série de pastilhas de metal duro
denominada Tiger·tec ® Gold WSM33G, com patente pendente. Trata-se de uma classe de ferramentas de corte revestidas pelo processo de deposição física de vapor (PVD) e desenvolvidas especificamente para as altas cargas típicas da usinagem de canais.
O material da ferramenta combina as ligas TiAlN de terceira geração com TiSiN, para formar um revestimento multicamadas com extrema dureza e maior tenacidade. Um pós-tratamento especial reduz o coeficiente de atrito, o que melhora o desempenho na remoção de cavacos. A ferramenta possui ainda uma camada externa dourada que facilita a detecção do desgaste pelos usuários.
O novo revestimento PVD foi aplicado nas pastilhas de corte SX de aresta única com engate positivo e sistema de autotravamento, e também nas pastilhas intercambiáveis do sistema DX18 de aresta dupla, cobrindo as larguras de pastilha entre 1,0 e 10 mm.
A classe universal de ferramentas pode ser usada no corte e abertura de canais, no torneamento e no fresamento de canais nos aços ISO P30, aços inoxidáveis (ISO M30) ou materiais com propriedades de corte difíceis.
Foto: Walter
Leia também:
Sandvik desenvolve revestimento avançado para fresas de topo
Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem
Mais Notícias PI
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025