A sueca Sandvik Coromant, comsubsidiária brasileira em Jundiaí (SP), desenvolveu uma linha de revestimentos para fresas de topo de metal duro denominada Zertivo 2.0, que combina produtividade de classe mundial com uma alta taxa de remoção de metal e alta segurança de processo. A nova classe possui aresta de corte mais resiliente, constituída por um substrato de metal duro e o revestimento otimizado para resistir ao lascamento e a falhas nas arestas que podem surgir sob condições difíceis de usinagem.

 

O revestimento Zertivo 2.0 foi criado para utilização com fresas de topo inteiriças CoroMill Plura HD para desbaste pesado de aço carbono e aço inoxidável, com duas novas classes, para materiais ISO-P e ISO-M, que permitem recomendações de velocidade de corte 30% superiores nas principais áreas de aplicação ISO P e ISO M, assim como ISO K e ISO S, devido à forma de canal otimizado, o que proporciona uma remoção eficaz.

 

As ferramentas também são eficazes em várias aplicações e materiais com até 63 de dureza Rockwell C (HRC). As classes criadas para usinagem de aço inoxidável estão disponíveis em duas versões: com e sem refrigeração interna.

 

Testes de desempenho

 

 A CoroMill Plura HD melhorada com Zertivo 2.0 foi submetida a testes de desempenho em comparação com outras fresas de topo de metal duro. Um teste envolveu a usinagem de uma peça em ISO-P SS1672 (C45) 160 HB, e outro teste tratou da usinagem de uma peça em ISO-M 1.4404 (316L).

 

 A peça ISO-M foi submetida à fresagem de canais, na qual as ferramentas foram operadas com os seguintes parâmetros: velocidade de corte de 90 m/min, avanço por dente de 0,05 mm/dente, profundidade radial de corte de 10 mm e profundidade axial de corte de 5 mm. Neste caso, a CoroMill Plura HD promoveu um aumento de 65% na vida útil da ferramenta.

 

Já a peça ISO-P foi submetida à fresagem de cantos sem refrigeração com os seguintes parâmetros de corte: velocidade de corte de 235 m/min, avanço de 0,1 mm/dente, profundidade radial de 7,5 mm e profundidade axial de 5 mm. Para esse processo, a CoroMill Plura HD apresentou um aumento de 150% na vida útil da ferramenta em relação à ferramenta concorrente.

 

A Sandvik Coromant recomenda a utilização da CoroMill Plura HD com o revestimento Zertivo 2.0 na engenharia em geral e, em especial, na automotiva. No futuro, os engenheiros da Sandvik Coromant especializados em máquinas-ferramentas e inovação e desenvolvimento planeiam expandir os revestimentos Zertivo 2.0 a toda a sua linha de ferramentas. Aempresa espera que o revestimento ajude os clientes a obter melhor desempenho e economia de custos, na medida em que a cultura de sustentabilidade se estabelece entre os fabricantes.

 

Sustentabilidade no horizonte

 

Uma pesquisa realizada pela Schneider Electric e pela Omdia constatou que 49% das empresas industriais esperam um melhor desempenho e economia de custos ao investir em sustentabilidade. Entretanto, embora a discussão sobre a sustentabilidade da manufatura se concentre, geralmente, nas soluções da Indústria 4.0, máquinas-ferramentas também podem desempenhar um importante papel, como explica Anders Micski, gerente de classes e tecnologia da unidade comercial de ferramentas rotativas inteiriças (SRT) da Sandvik Coromant, ao analisar como um revestimento de ferramenta avançado pode possibilitar uma usinagem mais sustentável.

 

Segundo ele, as fábricas entendem hoje que uma estratégia de sustentabilidade adequada é a diferença entre o sucesso e o fracasso, especialmente à luz dos desafios contínuos da cadeia logística e da falta de materiais, conhecimentos e competências. Entretanto, há obstáculos no caminho para que a fabricação se torne mais sustentável.

 

Quase um terço dos líderes da indústria inquiridos pela Schneider Electric e Omdia disseram que os ativos e a infraestrutura herdados das suas organizações são um obstáculo para se tornarem mais ecológicos: 27% identificaram o custo ou o orçamento como um obstáculo importante e 19% citaram a mudança cultural como um desafio, e também o risco de alterar os processos existentes.

 

Como solução para esses obstáculos, os fabricantes devem considerar as vantagens significativas de operar com melhores máquinas-ferramentas. Certamente, uma vida útil mais longa das ferramentas de corte pode promover a sustentabilidade e está ligada a várias outras vantagens, incluindo a redução do número de ferramentas necessárias em um ciclo de produção e a redução da necessidade de substituições dispendiosas de ferramentas.

 

Imagem: Sandvik Coromant

 

 

Leia também:

 

GF lança linha de máquinas de eletroerosão a fio

 

Brunidora SV-35 da Sunnen chega ao mercado

 

#Sandvik

#CoroMillPlura



Mais Notícias MM



Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024