De 22 a 24 de agosto de 2023 será realizado o programa Expert Training – Certificação em indústria 4.0 no Brasil, o qual consiste em treinamentos para empresas do setor metalmecânico que já estão conduzindo projetos de digitalização de seus parques fabris e/ou que visam realizar trabalhos neste sentido em suas linhas de produção.


A VDI Brasil e o I40MC – Centro de Maturidade de Indústria 4.0 da Universidade de Aachen (Industrie 4.0 Maturity Center), na Alemanha, formaram uma parceria para promover a primeira edição deste programa no País, que terá formato presencial e que vai acontecer no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) das 8 às 17 horas, nos três dias.


Estão programadas para o treinamento sessões nas quais serão abordados os fundamentos teóricos sobre a indústria 4.0, bem como o uso de dados provenientes do Índice de Maturidade da Indústria 4.0 (Acatech) – National Academy of Science and Engineering – na criação de projetos voltados para a transformação digital de empresas como, por exemplo, ferramentarias e prestadores de serviços de usinagem para terceiros.


Estudos de caso também farão parte do escopo do programa, conforme foi informado à imprensa, o que incluirá tópicos sobre a importância do engajamento em projetos de digitalização de parques fabris, conhecimento sobre tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0 e coleta, bem como compartilhamento, de dados provenientes de processos produtivos, entre outros temas.


As inscrições estão abertas e podem ser feitas nesta página. O hub de eventos da Máquinas e Metais também traz informações sobre congressos e cursos do setor de usinagem.


 

Imagem: VDI Brasil e I40MC/Divulgação.

 

 

Leia também:

 

Vink lança novos agentes biocidas para fluidos de corte

 

Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

 

Avaliação experimental do processo parametrizado por otimização computacional

 

#VDIBrasil #I40MC #Indústria40 #MáquinaseMetais



Mais Notícias PI



TIMTOS 2027 destaca IA industrial, automação e descarbonização

A feira internacional que será realizada em Taiwan em 2027 estreará duas áreas temáticas dedicadas ao gerenciamento da produção, conectividade e células automatizadas para a indústria metalmecânica.

26/10/2026


Aumento da produtividade em ferramentarias é tema de curso on-line

A partir de novembro a FIT Engineering Systems vai realizar cursos com diferentes temas direcionados para o uso do software Cimatron.

25/09/2026


Plenária sobre inteligência artificial na indústria será realizada na Interform

Durante a feira de metal mecânica Interform em Santa Catarina será realizado um congresso que terá painéis sobre inteligência artificial (IA).

31/08/2026