Adalberto Rezende, da redação

 

 

Com o objetivo de promover a competitividade do setor de usinagem no País e aumentar a visibilidade das ferramentarias brasileiras no mercado global, a Abinfer – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais – e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que visa certificar empresas fabricantes de peças usinadas, da cadeia produtiva de moldes e estampos, assim como companhias que consomem estes e outros produtos fabricados por usinagem.

 

O programa chamado PBQP-F – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade de Ferramentas esteve entre os temas abordados na 15a edição do Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer).

 

André Silveira, integrante do time da Produto Consultoria, que concedeu entrevista à Máquinas e Metais, explicou que na fase inicial do programa serão realizadas reuniões com fornecedores de sistemas e componentes para moldes, nas quais, segundo ele, “será sugerida a participação de todos os departamentos das empresas e discutido o custeio de testes de seus produtos, além de muitos outros assuntos”.

 

Na segunda fase os responsáveis pelo programa, de acordo com o cronograma mencionado por André, pretendem reunir ferramentarias, para que elas, nas palavras dele, “recebam orientações sobre o trabalho proposto e a respeito da compra de elementos para moldes – pinos extratores, molas, sistemas de câmera quente etc. – aprovados por meio do programa, e assim incentivar a competitividade da cadeia produtiva tanto em âmbito nacional quanto internacional. Em resumo, isso consiste em orientar as empresas quanto à escolha de produtos de sua cadeia produtiva”. Já a fase três do programa, terá como objetivo inserir os clientes das ferramentarias participantes.

 

O entrevistado também comentou sobre outros planos para o programa: “temos a intenção de criar um site onde as empresas participantes do programa façam o seu cadastro e obtenham informações sobre avaliações referentes aos fornecedores de sistemas e componentes para moldes e ferramental, por exemplo, e para que elas os avaliem também. A ideia é construir um ranking de ferramentarias”.

 

 

Participação de instituições de pesquisa e ensino

 

O planejamento para a execução do programa PBQP-F também inclui a participação de instituições de pesquisa e ensino ligadas ao setor metalmecânico. Essa informação foi fornecida por André Silveira, que comentou que a rede Senai é uma das “que estão na nossa lista de instituições com as quais temos grande interesse em estabelecer parcerias em futuro próximo, conforme forem sendo executadas as fases previstas para o programa. Mas isso, por enquanto, fica para um futuro próximo”, concluiu.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Produto Consultoria e da Abinfer.

 

 

Imagens: Pixabay, Freepik.

 

Confira mais notícias:

 

Programa europeu promove a inteligência artificial na indústria metalúrgica

 

Nova série de brocas para furação profunda

 

Klingelnberg combina técnicas para a medição de engrenagens com precisão

 

#Abinfer #ProdutoConsultoria #PBQPF #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



GROB Brasil comemora os resultados de 2023

​​​​​​​A filial brasileira da alemã GROB celebra o segundo melhor resultado da sua história e se consolida também como desenvolvedora de tecnologias digitais voltadas para a usinagem.

22/01/2024


GTF Ferramentaria investe em novo centro de usinagem

A Fidia instalou centro de usinagem de alto desempenho na ferramentaria GTF, de Joinville (SC), que passou a ter capacidade para produzir moldes de até 40 toneladas.

16/10/2023


Projeto visa fabricar ferramental em cinco dias usando impressão 3D

Trabalho realizado na Alemanha prevê reduzir o prazo para construção de ferramental de 56 para cinco dias usando manufatura aditiva.

24/07/2023