A alemã vink Chemicals, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), anunciou o desenvolvimento da Vinkocide BB WM, uma linha de produtos biocidas para uso em fluidos de corte, que evitam a ação de microorganismos prejudiciais ao desempenho de equipamentos como fresadoras CNC e centros de usinagem.

 

A deterioração microbiológica de fluidos de corte misturados com água é uma ameaça à garantia da qualidade e à segurança operacional e dos processos de produção em massa de peças metálicas por usinagem. Para garantir que esses fluidos mantenham suas propriedades durante a aplicação, eles precisam ser protegidos do ataque de fungos e bactérias.

 

Em comunicado de imprensa, a empresa informou que o novo produto foi desenvolvido levando em conta que recentemente o valor de pH de muitos fluidos de usinagem tem sido aumentado para reduzir a proliferação de microorganismos, mas isso fez surgir novas variantes de contaminação microbiológica, especialmente bolores e leveduras. Outro inconveniente do aumento do pH dos fluidos é a redução da ação dos biocidas contendo ingredientes ativos já consolidados no mercado (piritiona de sódio, o fungicida IPBC ou o biocida BBIT).

 

O Vinkocide BB WM foi desenvolvido para ser adicionado aos tanques de armazenagem dos fluidos e mostrou-se altamente eficaz contra a proliferação desses bolores e leveduras, tendo também total miscibilidade em água.

 

A Vink informou que a formulação exclusiva do Vinkocide BB WM é baseada no ingrediente ativo BBIT, que não reage com metais e permanece estável por muito tempo em soluções com pH entre 7 e 12, e também sob altas temperaturas.

 

O produto é adequado para uma ampla gama de fluidos de corte, incluindo sintéticos, semissintéticos e à base de óleo mineral, com aplicação estável em níveis de pH de 7 a 12.

 

A formulação foi desenvolvida no departamento de pesquisa da Vink em Kakestorf, próximo a Hamburgo, observando os rigorosos critérios da Comunidade Europeia com relação à gama de substâncias biocidas permitidas, tendo em vista a saúde ocupacional e a proteção ao meio ambiente.

 

Foto: Vink

 

 

 

Leia também:

 

 

Pintura e descontaminação de ar para a indústria

 

Brocas que facilitam a saída de cavacos na furação



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024