Adalberto Rezende, da redação

 

 

Com o objetivo de promover a competitividade do setor de metalmecânico no País e aumentar a visibilidade das ferramentarias brasileiras no mercado global, a Abinfer – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais – e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que visa certificar empresas fabricantes de peças usinadas, da cadeia produtiva de estampos e moldes, assim como companhias que consomem estes e outros produtos fabricados por usinagem.

 

O programa chamado PBQP-F – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade de Ferramentas esteve entre os temas abordados na 15a edição do Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer).

André Silveira, integrante do time da Produto Consultoria, que concedeu entrevista à Corte e Conformação de Metais, explicou que na fase inicial do programa serão realizadas reuniões com fornecedores de sistemas e componentes para moldes, nas quais, segundo ele, “será sugerida a participação de todos os departamentos das empresas e discutido o custeio de testes de seus produtos, além de muitos outros assuntos”.

 

Na segunda fase os responsáveis pelo programa, de acordo com o cronograma mencionado por André, pretendem reunir ferramentarias, para que elas, nas palavras dele, “recebam orientações sobre o trabalho proposto e a respeito da compra de elementos para moldes aprovados por meio do programa, e assim incentivar a competitividade da cadeia produtiva tanto em âmbito nacional quanto internacional. Em resumo, isso consiste em orientar as empresas quanto à escolha de produtos de sua cadeia produtiva”. Já a fase três do programa, terá como objetivo inserir os clientes das ferramentarias participantes.

 

O entrevistado também comentou sobre outros planos para o programa: “temos a intenção de criar um site onde as empresas participantes do PBQP-F façam o seu cadastro e obtenham informações sobre avaliações referentes aos fornecedores de ferramental para estampagem de chapas metálicas, ferramentais para o setor metalmecânico e sistemas e componentes para moldes, por exemplo, e para que elas os avaliem também. A ideia é construir um ranking de ferramentarias”.

 

 

Parceria com instituições de pesquisa e ensino

 

O planejamento para a execução do programa PBQP-F também inclui a participação de instituições de pesquisa e ensino ligadas ao setor metalmecânico. Essa informação foi fornecida por André Silveira, que comentou que a rede Senai é uma das “que estão na nossa lista de instituições com as quais temos grande interesse em estabelecer parcerias em futuro próximo, conforme forem sendo executadas as fases previstas para o programa. Mas isso, por enquanto, fica para um futuro próximo”, concluiu.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Produto Consultoria e da Abinfer.

 

Imagem: Shutterstock

 

 

Confira mais notícias:

 

Inteligência artificial no pré-processamento de chapas

 

Transformação digital via processos robotizados

 

Aços TWIP/TRIP são tendência na indústria automotiva

 

#Abinfer #ProdutoConsultoria #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias PI



Pesquisa da Anfavea aponta alta do emplacamento de veículos eletrificados

Balanço atualizado do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento do índice de emplacamento de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, sendo 35% deles produzidos no Brasil, movimentando o setor metal mecânico local.

09/02/2026


Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026