Um projeto administrado por quatro empresas europeias visou a reciclagem e, principalmente, a produção de embalagens multicamadas para alimentos fabricadas com 100% de material reciclado.

 

Graças à colaboração entre as alemãs BASF, Südpack e Zott, e a austríaca Borealis, foi possível desenvolver uma embalagem piloto multicamada de PA/PE sustentável. Cada uma delas responsável por uma área de domínio. A BASF forneceu a poliamida reciclada quimicamente. A Borealis forneceu polietileno de origem sustentável e a Südpack usou esses materiais para produzir o filme multicamada selado pela Zott Gourmet Dairy.

 

Segundo informações publicadas pela companhia austríaca, as matérias-primas para a poliamida e o polietileno foram produzidas em quantidades muito pequenas, como parte do projeto "ChemCycling", da BASF, programa voltado à recuperação química de materiais plásticos. De acordo com o método de balanço de massa, ambos os plásticos da embalagem sua composição consiste em 100% de materiais reciclados.

 

Graças à somatória das propriedades de cada polímero, os filmes multicamadas conferem aos produtos vantagens como: barreira a gases, maior prazo de validade e vida útil, além de benefícios como menor espessura, redução do uso de material e menor emissão de CO2 durante o transporte. Porém, sua reciclagem mecânica se torna inviável em virtude da difícil separação dos polímeros envolvidos.

 

#embalagemsustentavel #polietilenoreciclado #poliamida #pack



Mais Notícias PI



Investimento em reciclagem

Gestora de resíduos europeia investe em maquinário para ampliar a oferta de reciclados obtidos a partir do plásticos flexíveis e rígidos.

11/08/2020


Reciclagem de tampas plásticas movimenta negócios e trabalhos sociais

Programa socioambiental dá sequência à coleta e comercialização de tampas de embalagens feitas em termoplásticos durante a atual crise sanitária visando ampliar parcerias.

23/07/2020


Coalizão para a reciclagem de PP

Instituições e empresas dos Estados Unidos lançam movimento que visa aumentar os índices de reciclagem do polipropileno, material que ainda é pouco reaproveitado.

08/07/2020