Um projeto administrado por quatro empresas europeias visou a reciclagem e, principalmente, a produção de embalagens multicamadas para alimentos fabricadas com 100% de material reciclado.

 

Graças à colaboração entre as alemãs BASF, Südpack e Zott, e a austríaca Borealis, foi possível desenvolver uma embalagem piloto multicamada de PA/PE sustentável. Cada uma delas responsável por uma área de domínio. A BASF forneceu a poliamida reciclada quimicamente. A Borealis forneceu polietileno de origem sustentável e a Südpack usou esses materiais para produzir o filme multicamada selado pela Zott Gourmet Dairy.

 

Segundo informações publicadas pela companhia austríaca, as matérias-primas para a poliamida e o polietileno foram produzidas em quantidades muito pequenas, como parte do projeto "ChemCycling", da BASF, programa voltado à recuperação química de materiais plásticos. De acordo com o método de balanço de massa, ambos os plásticos da embalagem sua composição consiste em 100% de materiais reciclados.

 

Graças à somatória das propriedades de cada polímero, os filmes multicamadas conferem aos produtos vantagens como: barreira a gases, maior prazo de validade e vida útil, além de benefícios como menor espessura, redução do uso de material e menor emissão de CO2 durante o transporte. Porém, sua reciclagem mecânica se torna inviável em virtude da difícil separação dos polímeros envolvidos.

 

#embalagemsustentavel #polietilenoreciclado #poliamida #pack



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

22/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024