Um projeto administrado por quatro empresas europeias visou a reciclagem e, principalmente, a produção de embalagens multicamadas para alimentos fabricadas com 100% de material reciclado.

 

Graças à colaboração entre as alemãs BASF, Südpack e Zott, e a austríaca Borealis, foi possível desenvolver uma embalagem piloto multicamada de PA/PE sustentável. Cada uma delas responsável por uma área de domínio. A BASF forneceu a poliamida reciclada quimicamente. A Borealis forneceu polietileno de origem sustentável e a Südpack usou esses materiais para produzir o filme multicamada selado pela Zott Gourmet Dairy.

 

Segundo informações publicadas pela companhia austríaca, as matérias-primas para a poliamida e o polietileno foram produzidas em quantidades muito pequenas, como parte do projeto "ChemCycling", da BASF, programa voltado à recuperação química de materiais plásticos. De acordo com o método de balanço de massa, ambos os plásticos da embalagem sua composição consiste em 100% de materiais reciclados.

 

Graças à somatória das propriedades de cada polímero, os filmes multicamadas conferem aos produtos vantagens como: barreira a gases, maior prazo de validade e vida útil, além de benefícios como menor espessura, redução do uso de material e menor emissão de CO2 durante o transporte. Porém, sua reciclagem mecânica se torna inviável em virtude da difícil separação dos polímeros envolvidos.

 

#embalagemsustentavel #polietilenoreciclado #poliamida #pack



Mais Notícias PI



Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Embalagem de EPS atende e-commerce de bebidas

A Termotécnica desenvolveu uma embalagem de poliestireno expandido para o acondicionamento de garrafas com altura e diâmetro pequenos.

11/06/2024


Embalagens especiais fabricadas com sobras de plástico

Empresa da Região do Grande ABC investe no reaproveitamento de sobras de plástico para fabricar novas embalagens.

03/06/2024