A Unipar – produtora de cloro, soda e resina de PVC – anunciou a construção de uma nova planta na Região Nordeste do País, com capacidade instalada de cerca de 10 mil toneladas por ano de cloro para atender a demanda decorrente do marco do saneamento, de 2020.

 

De acordo com informações da empresa, a fábrica será construída no Polo Petroquímico de Camaçari (BA), para atender à demanda crescente da região por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica. O investimento, de cerca de R$ 140 milhões, é o primeiro projeto denominado como “greenfield” pela companhia, como uma de suas estratégias de expansão geográfica, cujo objetivo é crescer de forma sustentável por meio de novas unidades produtivas em regiões onde há expectativa de maior avanço do saneamento básico nos próximos anos. O novo marco legal do saneamento sancionado em 2020, o qual já foi tema de matéria especial e webinar exclusivo de Plástico Industrial, tem por principal objetivo melhorar os índices e serviços de saneamento básico no Brasil até 2033.

 

A nova fábrica foi projetada com tecnologias modernas e ecoeficientes voltadas à produção de cloro, o que permitirá a otimização do consumo de energia e de demais recursos. A previsão é de que as obras iniciem no segundo semestre deste ano e sejam finalizadas em até 24 meses. Após a conclusão da implantação do projeto, a Unipar passará a contar com quatro unidades produtivas, uma na Argentina e três no Brasil, sendo duas no Estado de São Paulo e a nova, na Bahia, que complementa a atuação da companhia no Estado, onde já está presente com a operação de geração de energia eólica como autoprodutora.

 

(Foto: wirestock, via Freepik)

 

Conteúdo relacionado:

Investimento no ramo de tubos e conexões de plástico

PVC em ambiente hospitalar

 

#pvc #novafabrica #unipar



Mais Notícias PI



Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

Pesquisa realizada por meio de uma parceria Brasil/Estados Unidos constatou que um biopolímero à base de amido de vegetais usado na fabricação de filmes pode ser reciclado e convertido em matéria-prima para novos produtos.

28/06/2022


Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

Mais de 500 toneladas de aparas industriais provenientes de embalagens serão usadas na produção de mais de 20 mil telhas.

27/06/2022


Programa para qualificação de fornecedores de embalagens

Inscrições para fabricantes de embalagens plásticas para o segmento de HPPC vão até este mês.

13/06/2022