A Unipar – produtora de cloro, soda e resina de PVC – anunciou a construção de uma nova planta na Região Nordeste do País, com capacidade instalada de cerca de 10 mil toneladas por ano de cloro para atender a demanda decorrente do marco do saneamento, de 2020.

 

De acordo com informações da empresa, a fábrica será construída no Polo Petroquímico de Camaçari (BA), para atender à demanda crescente da região por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica. O investimento, de cerca de R$ 140 milhões, é o primeiro projeto denominado como “greenfield” pela companhia, como uma de suas estratégias de expansão geográfica, cujo objetivo é crescer de forma sustentável por meio de novas unidades produtivas em regiões onde há expectativa de maior avanço do saneamento básico nos próximos anos. O novo marco legal do saneamento sancionado em 2020, o qual já foi tema de matéria especial e webinar exclusivo de Plástico Industrial, tem por principal objetivo melhorar os índices e serviços de saneamento básico no Brasil até 2033.

 

A nova fábrica foi projetada com tecnologias modernas e ecoeficientes voltadas à produção de cloro, o que permitirá a otimização do consumo de energia e de demais recursos. A previsão é de que as obras iniciem no segundo semestre deste ano e sejam finalizadas em até 24 meses. Após a conclusão da implantação do projeto, a Unipar passará a contar com quatro unidades produtivas, uma na Argentina e três no Brasil, sendo duas no Estado de São Paulo e a nova, na Bahia, que complementa a atuação da companhia no Estado, onde já está presente com a operação de geração de energia eólica como autoprodutora.

 

(Foto: wirestock, via Freepik)

 

Conteúdo relacionado:

Investimento no ramo de tubos e conexões de plástico

PVC em ambiente hospitalar

 

#pvc #novafabrica #unipar



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


PET reciclado é convertido em adesivo anticorrosivo

Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um projeto chamado “PET Adesivo”, que consiste no uso de poli(tereftalato de etileno) reciclado na composição de filmes anticorrosivos.

25/03/2024