O Senai SP oferece consultorias gratuitas para a cadeia de fornecedores da indústria automotiva, por meio do Programa Rota 2030 e do A3 (Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo), como parte de seu planejamento para implementar novas ações inovadoras na indústria de automóveis.

 

As consultorias são parte do programa A3, criado pelo Senai para o Rota 2030, o qual atua em três linhas de trabalho: desenvolvimento de competências, ações para aumento de produtividade e inovação para a indústria.

 

O Rota 2030 foi criado pelo Governo Federal para desenvolver o setor automotivo brasileiro, uma vez que reduz a alíquota de importação de autopeças não produzidas no País e, em troca, as empresas depositam 2% do valor importado em projetos do programa A3, que promove o desenvolvimento industrial e tecnológico para toda a cadeia do setor.

 

A medida incentiva a indústria nacional, uma vez que proporciona benefícios como o aumento da produtividade e competitividade, investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), aumento da eficiência energética e segurança veicular.

 

Consultoria e resultados

Dentro da categoria de “aumento de produtividade”, o Senai oferece as consultorias “Hands-On” com intuito de fomentar a competitividade da cadeia de valor do setor automotivo, aumentando a produtividade em, pelo menos, 10% a partir de consultorias de até 600 horas, totalmente gratuitas para as empresas, com intervenções no chão de fábrica que aplicam a filosofia lean e ferramentas de digitalização.

 

Contemplada com a consultoria da unidade Senai Mario Amato, de São Bernardo do Campo (SP), no programa Hands-On, por exemplo, uma empresa teve como resultado a redução em 22,54% de movimentação e a diminuição do tempo de set up em 30 minutos. Estas ações colaboraram para um ganho de 22,75% de produtividade, o que permitiu o aumento de 2.250 peças por dia e em torno de R$ 107 mil em ganho financeiro.

 

Já o programa “Empreendedorismo Industrial por meio de Desafios”, da rede, gera parceria com startups por meio do compartilhamento do risco financeiro baseado em soluções orientadas aos desafios industriais. Uma das unidades da escola que atende ao programa é o Instituto Senai de Inovação, localizado nas dependências do Senai Suíço Brasileiro, em Santo Amaro (SP).

 

Além disso, o Senai também oferece soluções de aliança industrial, com projetos voltados para a melhoria de um produto ou processo, fomentando a PD&I, bem como a parceria com três ou mais indústrias para resolver um desafio unindo diferentes capacidades e recursos e garantindo a coordenação entre as atividades.

Foto: Freepik

 

Conteúdo relacionado:

VDI oferece diagnóstico do grau de maturidade para a Indústria 4.0

Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil


 

#automobilistica #rota2030 #senai



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024