A Triaxis (São Bernardo do Campo, SP) desenvolveu uma máquina recicladora de fios e cabos elétricos que contempla estágios de separação, trituração e granulação, assegurando para determinados tipos de cabo um grau de pureza de 99,9% para o cobre extraído.

Dividida em três séries (Compact, Turbo e Multiflex), a linha de máquinas processa fios e cabos sem necessidade de seleção prévia, recuperando o cobre e o alumínio presentes nesses produtos, assim como o material polimérico que os reveste, que pode ser encaminhado para reciclagem. A separação é feita por sopro de ar, que arrasta os materiais menos densos, permitindo a sua triagem e simplificando a logística reversa de plásticos em eletroeletrônicos.

Saulo Ferreira, representante da empresa, comentou que o equipamento tem tido bastante procura, por tornar possível a reciclagem de materiais complexos. “O equipamento recicla todo tipo de produto que tenha cobre em sua composição, incluindo radiadores, cabos rígidos e flexíveis, chicotes automotivos e cabos de dados. Seu uso incentiva inclusive a legalidade nas atividades de reciclagem de fios e cabos, ao evitar que se faça a queima do material polimérico para a separação do cobre”, avaliou, referindo-se a um hábito bastante comum por parte de quem recepta cabos de origem desconhecida. Os equipamentos estão disponíveis com capacidades de 80 até 1.200 kg/h.

 

Mesas indexadoras para linhas de envase

A Drillmaster, outra empresa do grupo, fabricante de itens para montagem de máquinas, criou a marca IndexMaster para denominar a sua linha de mesas giratórias indexadoras. Elas funcionam com base no mecanismo de came, que converte o movimento rotativo contínuo em um movimento intermitente e controlado. O projeto da IndexMaster executa a transição gradual dos movimentos de aceleração e desaceleração, o que permite estabelecer tempos curtos de indexação. Aplicáveis a máquinas de usinagem, elas podem também ser usadas na montagem de equipamentos sob demanda para sistemas de envase, especialmente nos setores de cosméticos, farmacêuticos, alimentos e bebidas, avaliados como “muito promissores” pelo entrevistado.

 

Fotos: Triaxis/IndexMaster


 

Conteúdo relacionado:

Linha de filme reciclado é premiada internacionalmente

Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem



 

#reciclagemdefiosecabos  #Triaxis   



Mais Notícias PI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025