A companhia de origem belga Solvay e a norte-americana Trillium Renewable Chemicals anunciaram a assinatura de uma carta de intenção para desenvolver a cadeia de suprimento de acrilonitrila de base biológica (bio-ACN).
Os termos do acordo prevêem que a Trillium fornecerá o bio-ACN à Solvay, que avaliará a possibilidade de usá-lo na fabricação de fibra de carbono, como parte de seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Dentre os possíveis segmentos usuários dessas fibras estão o aeroespacial, automotivo, energia e bens de consumo.
A acrilonitrila é um produto químico intermediário normalmente composto por matéria-prima de origem fóssil, enquanto o processo da Trillium para a obtenção do bio-ACN se baseia em matérias-primas à base de plantas, com menor pegada de carbono.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a Trillium, que se alinha bem ao nosso compromisso Solvay One Planet de mais que dobrar nossa receita com base em materiais renováveis ou reciclados até 2030”, comentou Stephen Heinz, chefe de pesquisa e inovação de compósitos da Solvay.
Conteúdo relacionado:
PET de origem vegetal na fabricação de garrafas para refrigerantes
#SolvayTrillium #acrilonitrila
Mais Notícias PI
Unidade da Vioneo será construída na cidade de Antuérpia e produzirá PEBD a partir de metanol verde.
02/09/2025
A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.
12/08/2025
Start up holandesa vai apresentar na feira K os bioplásticos que já obteve a partir da fermentação de resíduos orgânicos de diferentes tipos. A comercialização em larga escala deve ter início em 2028.
29/07/2025