As embalagens multimateriais, que combinam suas diferentes propriedades de barreira, podem resolver problemas de conservação de alimentos e fármacos, mas normalmente são de difícil reciclagem, o que está se tornando um fator crítico.

Uma empresa de Cingapura levou para a feira K uma possível resolução desse impasse: uma solução híbrida, contendo polímeros e material cerâmico, que pode ser aplicada como revestimento em filmes plásticos e em papel.

Denominado comercialmente como O2X, o revestimento pode ser aplicado por uma impressora por rotogravura e permite a formação de uma fina camada (0,25 mícron) com altíssimas propriedades de barreira à transmissão de oxigênio e de vapor d’água, segundo informado pela empresa e de acordo com o gráfico acima, divulgado para comparar o desempenho do revestimento em relação a diferentes materiais que não o contêm.

Filmes de BOPP e de poliéster são os principais candidatos a receber o revestimento, podendo demandar tratamento corona prévio, para uma melhor adesão.

#K2019  #embalagemmonomaterial  #monolayerpackaging #plastico



Mais Notícias PI



Sidel lança sopradora com aquecimento da pré-forma a laser

Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.

16/09/2025


Multipet amplia a produção de sopradoras

Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.

09/09/2025


Produção de embalagens flexíveis segue estável frente aos desafios do cenário econômico

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.

02/09/2025