O design voltado para a reciclagem é um importante fundamento para a validação de projetos de sustentabilidade. Significa que a embalagem é concebida de forma a permitir a maior taxa possível de reciclagem dos materiais em uso. Os objetivos são a conservação de recursos, a vida útil mais longa possível, a reciclagem em ciclo fechado ou o uso de materiais de fonte renovável.

 

Para poder aplicar o design de embalagens recicláveis, é necessário um certo conhecimento dos processos envolvidos. A embalagem deve, portanto, além de cumprir funções básicas como armazenamento, transporte, proteção do produto, apresentação do produto e conveniência, ser totalmente adequada à classificação, triagem e reciclagem de última geração.

 

Para auxiliar as empresas que desenvolvem embalagens a atenderem esses requisitos com seus projetos, foi elaborado o Guia de Design de Embalagens para Reciclagem, um trabalho conjunto das instituições Efficient Consumer Response (ECR Community), World Packaging Organization (WPO) e o Campus FH da Universidade de Ciências Aplicadas (Áustria).

 

Trata-se de um ponto de partida para entender exemplos de Melhores Práticas usando tecnologia de ponta na concepção de produtos para diversos segmentos, incluindo embalagens primárias, secundárias e terciárias.


De acordo com Declan Carolan, Co-Presidente da Comunidade ECR, o guia tem como objetivo promover o desenvolvimento de conhecimento no setor de varejo e grupo de produtos de consumo à medida que as empresas fazem a transição para novos projetos de embalagens que ajudam a minimizar seu impacto ambiental, ao mesmo tempo em que garantem sua adequação à finalidade e requisitos estéticos. “Reconhecemos os desafios e as oportunidades que a transição para uma economia circular trará e entendemos que a embalagem circular e os sistemas de reciclagem de apoio são uma etapa crucial neste processo”, informou.

 

“À medida que varejistas e fabricantes começam a se comprometer publicamente com a redução significativa de suas embalagens plásticas nos próximos anos, essas recomendações devem ajudar a orientar a conversa. O uso de um sistema de sinais simples, com codificação por cores, facilita a leitura e o entendimento para todos os executivos envolvidos. Conseguir a adesão de toda a empresa e de sua cadeia de suprimentos é essencial ao fazer essas mudanças”, completou Carolan.

 

O guia de 69 páginas, em inglês, está disponível para download gratuito aqui.



 

Conteúdo relacionado:

 

Grupo amplia processo de destinação de embalagens

Associação aposta na recuperação do setor de embalagens no segundo semestre



#PackagingDesigGuide  #WPO   #ECR
 



Mais Notícias PI



Menos produtos descontinuados na indústria

Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) apurou uma menor taxa de “descontinuação” de linhas de produtos na indústria, um sinal de recuperação das atividades.

26/05/2022


Consultoria gratuita para a cadeia automotiva

Serviço de consultoria oferecido pelo Senai beneficia empresas do setor automotivo, por meio do Programa Rota 2030, aumentando sua produtividade.

24/05/2022


Impressora 3D é divulgada em feira

Equipamento conta com câmara ativamente aquecida e pode processar materiais como PA e PC.

24/05/2022