A desenvolvedora suíça de embalagens Amcor, com subsidiária em São Paulo (SP), divulgou uma linha de garrafas transparentes para leite fresco feitas com poli(tereftalato de etileno) (PET) contendo 20% de resina reciclada pós-consumo, lançada recentemente na Argentina.

 

O recipiente de 1 litro, com design personalizado, apoia o posicionamento da marca argentina de leite La Serenisima – com unidade nacional em Barueri (SP) – como um produto natural, ao mesmo tempo em que oferece vida útil e benefícios de sustentabilidade. A Amcor identificou que a embalagem precisaria atender às novas tendências do mercado e o desejo crescente dos consumidores por sistemas mais sustentáveis. 

 

Um dos desafios técnicos importantes no desenvolvimento foi limitar a exposição à luz para evitar danos ao produto, o que foi resolvido pela Amcor por meio do uso de um aditivo que fornece barreira à luz enquanto mantém os índices de transparência da garrafa, a qual inclui um acabamento com tampa de rosca com 38 mm de diâmetro, feita com polietileno de alta densidade (PEAD).

 

Segundo informações da companhia suíça, esta inovação com 20% de material pós-consumo (PCR) ofereceu a oportunidade de cumprir parte de sua promessa de desenvolver todas as embalagens com intuito de serem recicláveis ou reutilizáveis, até o ano de 2025, aumentando o uso de PCR e colaborando com o aumento das taxas de reciclagem. Isso incentiva a coleta de resíduos plásticos pós-consumo e reduz a pegada de carbono dos produtos. Só no ano passado, a empresa utilizou mais de 83.000 toneladas de PCR e, com inovações como essas, espera ampliar esse progresso para ter, pelo menos, 10% de PCR no portfólio de embalagens em quatro anos.

 

(Foto: Amcor)

#garrafatransparente #petreciclado #garrafaparaleite

 

Conteúdo relacionado:

Aplicação de plasma substitui camada de barreira em embalagens para produtos químicos

Resinas para fabricação de embalagens rígidas com espessura fina



Mais Notícias PI



Consórcio para reciclagem e economia circular usa plataforma digital e blockchain

Rede de compartilhamento de informações sobre programas de reciclagem e oferta de materiais plásticos pós-uso/pós-consumo tem como premissa promover o diálogo entre entidades por meio de canais digitais, visando à proteção e ao sigilo de dados.

27/07/2021


Projeto visa instaurar políticas de reciclagem e educação ambiental

Conjunto de propostas abrange descarte correto de resíduos e engajamento socioambiental junto a órgãos governamentais.

20/07/2021


Empresa investe na produção de telhas fotovoltaicas feitas com plástico reciclado e grafeno

A Telite disponibilizará telhas para residências, comércio e indústria feitas de PEAD reciclado contendo pastilhas fotovoltaicas com grafeno. Projeto ainda prevê a utilização de grafeno diretamente no plástico, via masterbatches.

13/07/2021