A desenvolvedora suíça de embalagens Amcor, com subsidiária em São Paulo (SP), divulgou uma linha de garrafas transparentes para leite fresco feitas com poli(tereftalato de etileno) (PET) contendo 20% de resina reciclada pós-consumo, lançada recentemente na Argentina.

 

O recipiente de 1 litro, com design personalizado, apoia o posicionamento da marca argentina de leite La Serenisima – com unidade nacional em Barueri (SP) – como um produto natural, ao mesmo tempo em que oferece vida útil e benefícios de sustentabilidade. A Amcor identificou que a embalagem precisaria atender às novas tendências do mercado e o desejo crescente dos consumidores por sistemas mais sustentáveis. 

 

Um dos desafios técnicos importantes no desenvolvimento foi limitar a exposição à luz para evitar danos ao produto, o que foi resolvido pela Amcor por meio do uso de um aditivo que fornece barreira à luz enquanto mantém os índices de transparência da garrafa, a qual inclui um acabamento com tampa de rosca com 38 mm de diâmetro, feita com polietileno de alta densidade (PEAD).

 

Segundo informações da companhia suíça, esta inovação com 20% de material pós-consumo (PCR) ofereceu a oportunidade de cumprir parte de sua promessa de desenvolver todas as embalagens com intuito de serem recicláveis ou reutilizáveis, até o ano de 2025, aumentando o uso de PCR e colaborando com o aumento das taxas de reciclagem. Isso incentiva a coleta de resíduos plásticos pós-consumo e reduz a pegada de carbono dos produtos. Só no ano passado, a empresa utilizou mais de 83.000 toneladas de PCR e, com inovações como essas, espera ampliar esse progresso para ter, pelo menos, 10% de PCR no portfólio de embalagens em quatro anos.

 

(Foto: Amcor)

#garrafatransparente #petreciclado #garrafaparaleite

 

Conteúdo relacionado:

Aplicação de plasma substitui camada de barreira em embalagens para produtos químicos

Resinas para fabricação de embalagens rígidas com espessura fina



Mais Notícias PI



Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025


Schütz Vasitex amplia a oferta de embalagens industriais com ciclo de vida fechado

A empresa especializada na produção e reaproveitamento de embalagens intermediárias para produtos líquidos faz novas apostas ao diversificar a oferta de sua linha de IBC’s.

16/10/2025