Um consórcio voltado para a elaboração e construção de plantas-piloto industriais configuradas com sistemas digitais que permitam a realização de ensaios de processamento e transmissão de dados entre máquinas e equipamentos foi iniciado pelo Senai-SP e a fornecedora de tecnologia para comunicação digital Cisco, com matriz nos Estados Unidos e escritório comercial em São Paulo (SP).
Um anúncio oficial sobre a consolidação da parceria e iniciação do projeto foi feito nesta quarta-feira (07), e contou com a participação de um representante da companhia Nexa, que atuará em trabalhos de integração de sistemas industriais e digitais que também farão parte do projeto.
A iniciativa prevê ainda a elaboração de cursos que incluam em sua grade curricular não somente os conceitos da indústria 4.0, mas também teoria e prática referentes a processos que já são realizados em fábricas situadas em outros países de forma que possam ser aplicadas conforme as necessidades da indústria no País.
Esse foi um dos assuntos abordados por Oswaldo Maia, gerente do departamento de inovação do Senai. “Não é recomendável fazermos uma cópia da indústria 4.0 da Alemanha ou da América do Norte para ser implantada no Brasil. Precisamos seguir nosso próprio caminho e construir uma indústria 4.0 conforme a nossa realidade”, comentou.
Já Ricardo Mucci, diretor da Cisco no Brasil, disse que uma das premissas desse projeto é proporcionar uma interconectividade cada vez mais moderna entre máquinas industriais e dispositivos móveis como, por exemplo, smartphones e tablets. De acordo com os representantes das instituições, uma das primeiras etapas do programa consistirá na realização de testes de sistemas integrados em plantas-piloto já estabelecidas.
A seção de guias da revista Corte e Conformação de Metais traz dados sobre equipamentos e dispositivos indicados para a modernização de parques fabris como células robotizadas para soldagem. Além disso, diversos artigos técnicos sobre a digitalização da indústria e temas relacionados à indústria 4.0 podem ser acessados em nosso site.
Imagem: Freepik
Reportagens similares:
Programa de iluminação pública movimenta o ramo de metais
Sensores a laser na reciclagem de metais
#Cisco #Senai #Nexa #Indústria40 #Digitalização #CCM
Mais Notícias PI
Equipamento possui recursos de servoacionamento, software proprietário e sistema com algoritmos que dão suporte à produção dinâmica.
25/04/2025
Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais, serão realizados em São Paulo (SP).
25/04/2025
Equipamento que combina gravação direta e indireta em peças metálicas conta com sistema de laser de alta potência, além de recursos para filtragem e contenção de partículas provenientes do processo.
25/04/2025