A Technotrans (Indaiatuba, SP) lançou a nova geração de sistemas de lubrificação por pulverização homogênea em linhas de estampagem e conformação, sem uso de ar comprimido.
Denominada spray.xact, a técnica permite a aplicação direta de lubrificantes e soluções de forma precisa e evitando a formação de névoa, tendo como vantagens a redução do consumo de óleo e a estabilidade no processo de produção.
O sistema permite dispensar o uso de exaustores e mecanismos de extração de gases, contribuindo para um menor nível de contaminação das máquinas com os fluidos.
A empresa também lançou recentemente a linha ECOtech.chiller de resfriadores universais que podem ser usados em unidades de corte térmico por plasma e a laser. Os equipamentos estão disponíveis em diferentes dimensões, na faixa de potência de 1,5 W a 370 kW, e com uma ampla variedade de bombas e tanques, com possibilidade de adaptação a diferentes condições climáticas.
Há duas versões do equipamento: a “pure”, que é compacta, e a “xtend”, personalizável com a adição de itens opcionais. Esta última apresenta maior eficiência energética, graças à tecnologia de inversor usada para as bombas, compressores e ventiladores. De acordo com informações da empresa, em comparação com equipamentos convencionais, os usuários podem reduzir em até 30% seus custos com energia.
Ambas as séries são unidades autônomas que foram testadas em diferentes ambientes de processo antes do lançamento. Mais informações podem ser obtidas aqui.
Foto: Sistema de pulverização spray.xact, da Technotrans
Conteúdo relacionado:
Programa promove o desenvolvimento de aços de alta resistência com elevado grau de conformabilidade
Teste rápido de materiais durante a estampagem
#Tecnotrans #lubrificaçãodechapas
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025