A Technotrans (Indaiatuba, SP) lançou a nova geração de sistemas de lubrificação por pulverização homogênea em linhas de estampagem e conformação, sem uso de ar comprimido.
Denominada spray.xact, a técnica permite a aplicação direta de lubrificantes e soluções de forma precisa e evitando a formação de névoa, tendo como vantagens a redução do consumo de óleo e a estabilidade no processo de produção.
O sistema permite dispensar o uso de exaustores e mecanismos de extração de gases, contribuindo para um menor nível de contaminação das máquinas com os fluidos.
A empresa também lançou recentemente a linha ECOtech.chiller de resfriadores universais que podem ser usados em unidades de corte térmico por plasma e a laser. Os equipamentos estão disponíveis em diferentes dimensões, na faixa de potência de 1,5 W a 370 kW, e com uma ampla variedade de bombas e tanques, com possibilidade de adaptação a diferentes condições climáticas.
Há duas versões do equipamento: a “pure”, que é compacta, e a “xtend”, personalizável com a adição de itens opcionais. Esta última apresenta maior eficiência energética, graças à tecnologia de inversor usada para as bombas, compressores e ventiladores. De acordo com informações da empresa, em comparação com equipamentos convencionais, os usuários podem reduzir em até 30% seus custos com energia.
Ambas as séries são unidades autônomas que foram testadas em diferentes ambientes de processo antes do lançamento. Mais informações podem ser obtidas aqui.
Foto: Sistema de pulverização spray.xact, da Technotrans
Conteúdo relacionado:
Programa promove o desenvolvimento de aços de alta resistência com elevado grau de conformabilidade
Teste rápido de materiais durante a estampagem
#Tecnotrans #lubrificaçãodechapas
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026