A Technotrans (Indaiatuba, SP) lançou a nova geração de sistemas de lubrificação por pulverização homogênea em linhas de estampagem e conformação, sem uso de ar comprimido.

 

Denominada spray.xact, a técnica permite a aplicação direta de lubrificantes e soluções de forma precisa e evitando a formação de névoa, tendo como vantagens a redução do consumo de óleo e a estabilidade no processo de produção.

 

O sistema permite dispensar o uso de exaustores e mecanismos de extração de gases, contribuindo para um menor nível de contaminação das máquinas com os fluidos.

 

A empresa também lançou recentemente a linha ECOtech.chiller de resfriadores universais que podem ser usados em unidades de corte térmico por plasma e a laser. Os equipamentos estão disponíveis em diferentes dimensões, na faixa de potência de 1,5 W a 370 kW, e com uma ampla variedade de bombas e tanques, com possibilidade de adaptação a diferentes condições climáticas.

 

Há duas versões do equipamento: a “pure”, que é compacta, e a “xtend”, personalizável com a adição de itens opcionais. Esta última apresenta maior eficiência energética, graças à tecnologia de inversor usada para as bombas, compressores e ventiladores. De acordo com informações da empresa, em comparação com equipamentos convencionais, os usuários podem reduzir em até 30% seus custos com energia.

 

Ambas as séries são unidades autônomas que foram testadas em diferentes ambientes de processo antes do lançamento. Mais informações podem ser obtidas aqui.



 

Foto: Sistema de pulverização spray.xact, da Technotrans


 

Conteúdo relacionado:

 

Programa promove o desenvolvimento de aços de alta resistência com elevado grau de conformabilidade

 

Teste rápido de materiais durante a estampagem


 

#Tecnotrans   #lubrificaçãodechapas



Mais Notícias PI



Cursos da Abimaq terão temas da indústria de manufatura

No mês de agosto serão realizados pela Abimaq cursos on-line com temas variados que fazem parte da rotina de parques fabris. No início do mês acontece um treinamento sobre segurança operacional que terá formato presencial.

30/07/2025


Espaço Inovação SENAI-SP USP vai integrar indústria e academia

Foi inaugurado na capital paulista um centro de desenvolvimento para aproximar a indústria de manufatura e o meio acadêmico.

21/07/2025


Parceria entre Bystronic e SSAB vai aprimorar processamento de novos aços

Fabricante de máquinas e siderúrgica anunciam acordo para desenvolvimento de tecnologia de corte e dobra dos novos aços desenvolvidos de acordo com critérios de sustentabilidade.

21/07/2025