Um novo consórcio voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de aços com alta resistência mecânica e propriedades otimizadas que permitam a sua conformação para a obtenção de autopeças com design complexo foi formado entre o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) Senai (Belo Horizonte, MG), a fornecedora de aços ArcelorMittal, com unidade em Barra Mansa (RJ), a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) (Araxá, MG) e o grupo empresarial italiano do ramo automotivo Stellantis, com escritório comercial em Betim (MG).

Aços especiais para fabricação de veículos serão desenvolvidos no Brasil

 

O programa recebeu o nome de “Aços de alta resistência e conformabilidade” e inclui a assinatura de um acordo que determina a participação conjunta das partes envolvidas no desenvolvimento de chapas, tubos e perfis metálicos com espessura fina que possam ser facilmente conformados, e que também apresentem boas características como tenacidade e resistência ao atrito, por exemplo.

 

A obtenção de ligas metálicas que atendam a esses requisitos é parte de um projeto que visa à sua utilização na fabricação de veículos mais leves, o que abrange as metas de redução da emissão de gás carbônico (CO2) impostas pelo programa Rota 2030. Além disso, as frentes de trabalho relacionadas ao acordo também serão dedicadas à produção de autopeças com design pensado para veículos elétricos e/ou híbridos.

 

Segundo informações fornecidas pelas entidades que integram o consórcio, em um primeiro momento, os aços de alta resistência e com alto grau de conformabilidade a serem desenvolvidos serão destinados à fabricação de partes externas de veículos como portas laterais, capô, teto e tampa traseira, por exemplo. No entanto, está prevista a criação de projetos voltados para a aplicação de aços avançados na indústria aeronáutica, ferroviária e naval, assim como outras áreas que demandem ligas metálicas desse tipo.

 

Um webinar sobre as linhas de pesquisa e desenvolvimento de aços do programa pode ser visto a seguir.

 

Também foi informado por integrantes do Senai que empresas e/ou instituições de pesquisa e ensino podem participar do consórcio apresentando propostas de inovação na área de desenvolvimento de aços com alta resistência e conformabilidade. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3489-2351 e pelo e-mail: isi_metalurgia@fiemg.com.br.

 

Imagem: Pixabay

 

Reportagens similares:

Aços mais sustentáveis para a indústria da mobilidade e construção pesada

Teste rápido de materiais durante a estampagem

 

#Senai #ArcelorMittal #CBMM #Stellantis #AçosEspeciais #CCM

 



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024