O setor de embalagens plásticas flexíveis no Brasil apresentou um bom desempenho em volume de produção e, consequentemente, um alto consumo de resinas termoplásticas no ano passado. Isso foi apontado em uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) à agência de consultoria e inteligência de mercado Maxiquim.

Investimentos em embalagens plásticas levam ao lançamento de novos modelos

E o desenvolvimento de linhas de embalagens fabricadas em polietileno (PE), polipropileno biorientado (BOPP) e folhas metálicas, que passaram a ser comercializadas recentemente, e que serão mencionadas a seguir, demonstra que esse segmento continua investindo na ampliação do seu mix de produtos.

 

A aplicação desses materiais na fabricação de novas linhas de embalagens para o acondicionamento de alimentos foi a escolha da fornecedora de produtos alimentícios Uni Soluções, situada em Caieiras (SP). A companhia estabeleceu uma parceria com a prestadora de serviços de corte de filmes plásticos Limer-Cart (Limeira, SP) para o desenvolvimento de kits de alimentação para empresas, hospitais, estabelecimentos comerciais, companhias aéreas, entre outros.

 

De acordo com Vagner Gomes e Igor Alves, CEO e membro do departamento de marketing da Uni Soluções, respectivamente, a realização desse trabalho levou ao consumo de aproximadamente quinze toneladas de embalagens plásticas. Além disso, houve investimento de um milhão de reais em máquinas e equipamentos voltados para o processamento dos filmes e envase de alimentos.

 

Eles também comentaram que a companhia tem interesse em estabelecer parcerias com entidades do ramo de plásticos para o desenvolvimento de novos produtos, e foi mencionada a intenção de implantar programas de logística reversa e reciclagem de suas embalagens. “Estamos elaborando um projeto de logística reversa para o curto prazo. O funcionamento vai se basear em coletas em tempo determinado onde fornecemos os nossos produtos. O projeto ainda está em fase de planejamento”, concluiu Vagner.

 

No que diz respeito ao desenvolvimento de embalagens para o acondicionamento de produtos para pets, recentemente a Camargo Embalagens, com unidade fabril instalada no município de Tietê (SP), participou de um projeto que culminou na fabricação de uma linha de stand up pouches voltada para o acondicionamento de suplementos alimentares para animais domésticos. Os produtos passaram a integrar o portfólio da Repamix, que tem fábrica instalada em Jaborandi (SP).

Suplementos para pets acondicionados em novas embalagens plásticas

Charlene Godoy, responsável pela gestão comercial da Camargo Embalagens, explicou alguns dos fatores que levaram à escolha da formatação das novas embalagens. “Para o autosserviço pensamos em uma embalagem que chamasse a atenção no ponto de venda, ao mesmo tempo em que acondicionasse com segurança os produtos, e por isso sugerimos os stand up pouches”. Segundo ela, as embalagens são fornecidas prontas para o envase de suplementos.

 

Embalagens com esse mesmo tipo de configuração foram desenvolvidas pela Camargo para o envase de uma linha de cafés comercializados sob a marca Baden Torrefação de Cafés Especiais (Porto Alegre, RS). A série é composta por stand up pouches com capacidade para armazenar até 250 g de grãos.

 

Os guias da revista Plástico Industrial trazem informações sobre a oferta de máquinas para corte e solda de filmes plásticos e de detectores de furos em frascos. Além disso, eles contêm dados sobre extrusoras para filmes tubulares e medidores de espessura para frascos, peças e filmes plásticos.


 

Fotos: Uni Soluções e Camargo Embalagens

 

Conteúdo relacionado:

Novos filmes de PET possuem propriedades antivirais

Empresa brasileira vai fabricar frascos plásticos para envase de vacinas

 

#UniSoluções #CamargoEmbalagens #Limer-Cart #Plásticos



Mais Notícias PI



Grupo Gerdau inicia negócio voltado para o grafeno

Gerdau Graphene é a nova divisão da empresa, que vai atuar nas Américas no desenvolvimento de aplicações em grafeno, a começar pela produção de masterbatches.

16/04/2021


Programa promove a reciclagem de dispositivos médicos de PVC

Instituição europeia lança projeto colaborativo para promover a reciclagem de dispositivos médicos de PVC de uso único.

16/04/2021


Fornecedores de aditivos ampliam comercialização na América Latina

Parceria entre empresas vai aumentar a oferta de agentes estabilizantes, absorvedores de radiação UV e antioxidantes.

15/04/2021