A editora Elsevier disponibilizou a pré-venda da primeira edição do livro Sustainable biopolymer composites: biocompatibility, self-healing, modeling, repair and recyclability, que se concentra na abordagem de temas ligados à circularidade de materiais compósitos sustentáveis, também chamados de biocompósitos.

 

De acordo com a editora, a obra é recomendada, principalmente, para alunos e professores (de graduação e pós-graduação), pesquisadores, cientistas, engenheiros, físicos e químicos que tenham interesse na preparação e análises de compósitos de base biológica e nanocompósitos para diferentes tipos de aplicações.

 

O livro é dividido em duas partes. A primeira delas, intitulada “Compósitos avançados sustentáveis: biomateriais, fabricação e propriedades”, possui seções voltadas a assuntos como: introdução aos compósitos sustentáveis, biopolímeros, compósitos ‘verdes’, desempenho mecânico e aplicações. A segunda, por sua vez, possui seções que tratam sobre auto-regeneração, reparo de danos e moldagem em escala. Além disso, a edição apresenta informações detalhadas sobre detecção de danos, análise de falhas, biocompatibilidade, degradação e reciclabilidade.

 

A obra foi redigida em inglês por diversos autores, possui 450 páginas e seu lançamento será oficializado em setembro de 2021, sendo possível adquiri-la previamente no site da editora (www.elsevier.com) pelo preço sugerido de US$ 250,00.



Mais Notícias PI



Circularidade. Rede amplia integração para atender metas do Decreto 12.688/2025.

Com foco em logística reversa e conteúdo reciclado, a iniciativa mobilizada pela Abiplast articula os elos da cadeia para elevar a oferta de resina pós-consumo com qualidade industrial.

05/05/2026


Nova lei amplia a competitividade do material reciclado

A sanção da Lei 15.394/2026 corrige distorções tributárias e permite o uso de créditos de PIS/Cofins na compra de resíduos, equilibrando os custos entre a matéria-prima virgem e a reciclada.

28/04/2026


Novo espaço sobre reciclagem de plásticos é inaugurado em Brasília

O SESI Lab e o Movimento Plástico Transforma inauguraram a oficina interativa “Caminhos do Plástico”, um espaço aberto ao público.

14/04/2026