A editora Elsevier disponibilizou a pré-venda da primeira edição do livro Sustainable biopolymer composites: biocompatibility, self-healing, modeling, repair and recyclability, que se concentra na abordagem de temas ligados à circularidade de materiais compósitos sustentáveis, também chamados de biocompósitos.

 

De acordo com a editora, a obra é recomendada, principalmente, para alunos e professores (de graduação e pós-graduação), pesquisadores, cientistas, engenheiros, físicos e químicos que tenham interesse na preparação e análises de compósitos de base biológica e nanocompósitos para diferentes tipos de aplicações.

 

O livro é dividido em duas partes. A primeira delas, intitulada “Compósitos avançados sustentáveis: biomateriais, fabricação e propriedades”, possui seções voltadas a assuntos como: introdução aos compósitos sustentáveis, biopolímeros, compósitos ‘verdes’, desempenho mecânico e aplicações. A segunda, por sua vez, possui seções que tratam sobre auto-regeneração, reparo de danos e moldagem em escala. Além disso, a edição apresenta informações detalhadas sobre detecção de danos, análise de falhas, biocompatibilidade, degradação e reciclabilidade.

 

A obra foi redigida em inglês por diversos autores, possui 450 páginas e seu lançamento será oficializado em setembro de 2021, sendo possível adquiri-la previamente no site da editora (www.elsevier.com) pelo preço sugerido de US$ 250,00.



Mais Notícias PI



Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026


Reciclagem de eletroeletrônicos avança e promove a circularidade

Desde o inicio das suas operações como gestora da logística reversa dos resíduos de eletroeletrônicos, a ABREE contabiliza 190 mil toneladas de eletroeletrônicos recuperados, sendo 21% constituídos por materiais plásticos.

03/02/2026


Dispositivo identifica fibras de carpetes em frações de segundos

Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.

27/01/2026