A editora Elsevier disponibilizou a pré-venda da primeira edição do livro Sustainable biopolymer composites: biocompatibility, self-healing, modeling, repair and recyclability, que se concentra na abordagem de temas ligados à circularidade de materiais compósitos sustentáveis, também chamados de biocompósitos.

 

De acordo com a editora, a obra é recomendada, principalmente, para alunos e professores (de graduação e pós-graduação), pesquisadores, cientistas, engenheiros, físicos e químicos que tenham interesse na preparação e análises de compósitos de base biológica e nanocompósitos para diferentes tipos de aplicações.

 

O livro é dividido em duas partes. A primeira delas, intitulada “Compósitos avançados sustentáveis: biomateriais, fabricação e propriedades”, possui seções voltadas a assuntos como: introdução aos compósitos sustentáveis, biopolímeros, compósitos ‘verdes’, desempenho mecânico e aplicações. A segunda, por sua vez, possui seções que tratam sobre auto-regeneração, reparo de danos e moldagem em escala. Além disso, a edição apresenta informações detalhadas sobre detecção de danos, análise de falhas, biocompatibilidade, degradação e reciclabilidade.

 

A obra foi redigida em inglês por diversos autores, possui 450 páginas e seu lançamento será oficializado em setembro de 2021, sendo possível adquiri-la previamente no site da editora (www.elsevier.com) pelo preço sugerido de US$ 250,00.



Mais Notícias PI



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025