A Autaza, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas ópticos e inteligência artificial para controle da qualidade de peças para veículos, que integra o complexo do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), inaugurou recentemente o seu Centro de Inspeções Robóticas.

Parque tecnológico de inspeção de peças plásticas é instalado no interior de SP

 

Trata-se de um espaço onde estão instaladas linhas de produção compostas por células robotizadas e equipamentos ópticos voltados para a detecção automática de anomalias que eventualmente possam estar presentes na superfície de revestimentos aplicados em autopeças feitas em plásticos e/ou compostos de blendas termoplásticas.

 

 

Esse aparato cuja função é proporcionar a realização de simulações de processos produtivos típicos da indústria automobilística também é constituído por computadores industriais, célula de instrumentos ópticos como câmeras, lentes e filtros de sistemas de visão computacional, além de equipamentos de impressão 3D e outros sistemas industriais automatizados. Ele se encontra em uma área de 130 m².

 

O diretor de operações do Parque Tecnológico São José dos Campos, José Iram Barbosa, falou mais sobre os objetivos visados pelas partes envolvidas neste projeto. “A cooperação com o novo centro faz parte do conjunto de iniciativas do parque para proporcionar um ambiente que seja referência no desenvolvimento de novas soluções e negócios para a indústria 4.0”.

 

 

Conforme informado em comunicado à imprensa, o empreendimento contou com investimento próximo de R$ 1,5 milhão e os recursos foram obtidos a partir de programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também participaram do desenvolvimento do centro as empresas Eisenmann do Brasil e Igus.

 

“É um novo espaço funcional para a criação de tecnologias e desenvolvimento de pessoas, que atuará como vitrine para aproximar o público dos conceitos da indústria 4.0”, comentou Enivaldo Amaral, diretor financeiro da Autaza, que mencionou ainda que essa empreitada envolverá projetos de qualificação de mão de obra e de âmbito educacional. Prevê-se o fornecimento de bolsas de estudo para alunos das universidades instaladas no parque.

 

 

O Centro de Inspeções Robóticas opera conectado a uma plataforma virtual gerenciada pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, e os trabalhos serão realizados conforme a norma NR-12.

 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre a oferta de equipamentos para ensaios de materiais plásticos, entre outros.

 

 

Foto: Centro tecnológico voltado para a inspeção de autopeças instalado no interior de São Paulo.

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Novo material polimérico para fabricação de peças leves

 

Robôs autônomos para o chão de fábrica

 

 

#Autaza #ParqueTecnológicoSãoJosédosCampos #CentrodeInspeçõesRobóticas #Plásticos



Mais Notícias PI



Moldes com canais de resfriamento ilimitados

A impressão 3D de metais permite a confecção de moldes com canais de refrigeração incorporados.

08/04/2021


Montadora utiliza componentes impressos em 3D como ferramentas de produção

General Motors utiliza impressão 3D de poliamida reforçada com fibra de carbono para confeccionar ferramentas para linha de produção de carro elétrico.

24/03/2021


Acordo de integração visa aumentar a eficiência da manufatura aditiva industrial

EOS integrará o software de manufatura aditiva da Siemens em suas máquinas de impressão 3D, visando melhores índices de produtividade a nível industrial.

12/03/2021