A Autaza, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas ópticos e inteligência artificial para controle da qualidade de peças para veículos, que integra o complexo do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), inaugurou recentemente o seu Centro de Inspeções Robóticas.

Trata-se de um espaço onde estão instaladas linhas de produção compostas por células robotizadas e equipamentos ópticos voltados para a detecção automática de anomalias que eventualmente possam estar presentes na superfície de revestimentos aplicados em autopeças feitas em plásticos e/ou compostos de blendas termoplásticas.
Esse aparato cuja função é proporcionar a realização de simulações de processos produtivos típicos da indústria automobilística também é constituído por computadores industriais, célula de instrumentos ópticos como câmeras, lentes e filtros de sistemas de visão computacional, além de equipamentos de impressão 3D e outros sistemas industriais automatizados. Ele se encontra em uma área de 130 m².
O diretor de operações do Parque Tecnológico São José dos Campos, José Iram Barbosa, falou mais sobre os objetivos visados pelas partes envolvidas neste projeto. “A cooperação com o novo centro faz parte do conjunto de iniciativas do parque para proporcionar um ambiente que seja referência no desenvolvimento de novas soluções e negócios para a indústria 4.0”.
Conforme informado em comunicado à imprensa, o empreendimento contou com investimento próximo de R$ 1,5 milhão e os recursos foram obtidos a partir de programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também participaram do desenvolvimento do centro as empresas Eisenmann do Brasil e Igus.
“É um novo espaço funcional para a criação de tecnologias e desenvolvimento de pessoas, que atuará como vitrine para aproximar o público dos conceitos da indústria 4.0”, comentou Enivaldo Amaral, diretor financeiro da Autaza, que mencionou ainda que essa empreitada envolverá projetos de qualificação de mão de obra e de âmbito educacional. Prevê-se o fornecimento de bolsas de estudo para alunos das universidades instaladas no parque.
O Centro de Inspeções Robóticas opera conectado a uma plataforma virtual gerenciada pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, e os trabalhos serão realizados conforme a norma NR-12.
Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre a oferta de equipamentos para ensaios de materiais plásticos, entre outros.
Foto: Centro tecnológico voltado para a inspeção de autopeças instalado no interior de São Paulo.
Conteúdo relacionado:
Novo material polimérico para fabricação de peças leves
Robôs autônomos para o chão de fábrica
#Autaza #ParqueTecnológicoSãoJosédosCampos #CentrodeInspeçõesRobóticas #Plásticos
Mais Notícias PI
Entre as pecinhas tradicionalmente injetadas, a LEGO incluiu em seu conjunto de final de ano “Expresso de Férias” um trem em miniatura impresso em 3D. A técnica permitiu acrescentar movimento a componentes internos do bloco.
25/11/2025
Pesquisadores de duas universidades alemãs uniram esforços no desenvolvimento de polímeros condutores que mudam de cor em resposta a estímulos eletroquímicos. Eletroeletrônicos, atuadores e dispositivos para robótica são aplicações possíveis para a tecnologia.
25/11/2025
A 3D CRIAR lançou a impressora Ultimaker S8, mais produtiva e capaz de imprimir peças críticas com qualidade superior.
28/04/2025