A ABI Research, empresa de análises com matriz nos Estados Unidos, desenvolveu um estudo intitulado “68 tendências tecnológicas que vão moldar 2021” (68 Technology Trends That Will Shape 2021), no qual dedica espaço também para os rumos que a indústria de manufatura deve tomar. 

Temas gerais como telecomunicações, robótica e desafios logísticos impactam diretamente o ambiente industrial e ajudaram a identificar algumas probabilidades no setor, de modo a nortear os investimentos nas tecnologias que tendem a ter mais sucesso, com destaque para três delas.

 

Manufatura aditiva

Os pesquisadores de mercado da ABI ponderam que a manufatura aditiva tem avançado gradativamente, passando do status de tecnologia de produção de pequenas séries para o de grandes volumes, tendo por base o avanço na tecnologia de software voltada para o setor, especialmente com apoio mais amplo para sistemas de manufatura aditiva em plataformas IoT, além da ênfase na simulação e integração de parâmetros de processo.

 

Simulação como apoio aos processos industriais

A pandemia da Covid-19 fez mostrou o quanto as conexões digitais não conseguiram prever o aumento da demanda de determinados produtos devido ao fato de a aprendizagem de máquina levar em conta apenas padrões históricos. Simular cenários passará a ser uma rotina, e os sistemas disponíveis para isso poderão atuar precisamente na definição de condições do tipo “e se” (what-if), capacitando a cadeia de suprimentos a trabalhar com condições pouco previsíveis.

 

5G e fabricação inteligente

O uso da tecnologia 5G para a conectividade contribuirá para estabelecer vantagens operacionais para as fábricas que já usam ferramentas da Indústria 4.0, permitindo explorar o uso de ferramentas sem fio como alavanca para a fabricação inteligente.

 

O relatório da ABI, em inglês, pode ser baixado mediante inscrição, e traz também informações sobre outras tendências tecnológicas para o próximo ano.


 

Conteúdo relacionado:

 

Manufatura Digital Direta: O próximo passo da impressão 3D e da Manufatura Aditiva

 

A transição entre injeção e impressão 3D



 

Foto: ABI

 

#tendências2021

 



Mais Notícias PI



Masterbatches em PPA para aplicações de alto desempenho

A Tosaf lança na feira NPE seus masterbatches baseados no polímero de alto desempenho poliftalamida (PPA), com alta estabilidade sob altas temperaturas.

06/05/2024


Centro de cibersegurança brasileiro terá investimento de R$ 60 milhões

O CESAR foi selecionado pela Embrapii e o MCTI para desenvolver sistemas de segurança cibernética para a indústria de manufatura.

06/05/2024


PL 4035/21 poderá trazer redução de impostos para empresas que usam reciclados

Aprovação do Projeto de Lei que incentiva a reciclagem no País traz nova perspectiva para o setor.

06/05/2024