O PotencializEE – Programa de Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria – foi lançado no Paraná e será executado pelo Instituto Senai de Tecnologia em Produtividade.


A instituição realizará consultorias gratuitas para micro, pequenas e médias indústrias do Estado que pretendem consolidar projetos de modernização tecnológica e eficiência energética. As consultorias também irão abranger temas como redução de custos operacionais, modernização de sistemas produtivos e aceleramento da agenda de descarbonização industrial.


O projeto também envolve a identificação e implementação de oportunidades de eficiência energética, suporte técnico, planejamento financeiro e acesso a soluções para a indústria. Serão realizadas avaliações técnicas, acompanhamento do desenvolvimento de projetos, orientação sobre viabilidade econômica, conexão com fornecedores e apoio na busca por linhas de financiamento. 

 

A previsão é que 143 indústrias serão atendidas por meio do programa, sendo 111 projetos na modalidade “OPEX”, direcionada à otimização operacional, e 32 projetos na modalidade “CAPEX”, voltada para investimentos estruturais e tecnológicos. As consultorias poderão ter duração de até 180 horas por empresa, de acordo com um comunicado à imprensa.

 

 

Imagem: Divulgação.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Confira mais notícias do setor dos plásticos:

 

Stadler registra aumento da procura por sistemas de triagem

 

Injetora totalmente elétrica foi lançada pela Chen Hsong



Mais Notícias PI



Colorfix intensifica o uso de tecnologia de grafeno na indústria de plásticos

Aumento da atuação no mercado de grafeno global e consolidação de parcerias são estratégias da empresa paranaense, que também vai apresentar sua tecnologia de nanomateriais na terceira edição do Grafenoplast em São Paulo (SP).

24/07/2026


Lehvoss intensifica consultoria de negócios em compostos para o setor de plásticos

A empresa alemã fornecedora de compostos vai apresentar estratégias de negócios para desenvolvedores de produtos plásticos em uma feira internacional.

21/07/2026


ICIS cria novo índice de preços para o PE reciclado visando o setor de embalagens

Serviço de inteligência de mercado redefine cotações de grânulos reciclados transparentes em três classes de viscosidade para subsidiar decisões de compras do setor de embalagens.

21/07/2026