A norte-americana Kennametal, com filial brasileira em Indaiatuba (SP), lançou a nova linha de fresas de corte descendente Roco, para usinagem de materiais compósitos.
As novas ferramentas são construídas conforme as diretrizes da nova classe avançada KCC05A de insertos de metal duro revestidos, voltados para aplicações específicas na usinagem, tendo em vista a integração de camadas de revestimento com espessura uniforme para proporcionar maior resistência ao desgaste e estabilidade durante o corte.

A técnica assegura uma espessura de revestimento uniforme ao longo do eixo da ferramenta, que resulta em arestas de corte mais afiadas, desgaste mínimo e redução do lascamento, prolongando significativamente a sua vida útil.
De acordo com a empresa, a linha Roco foi projetada para aprimorar a usinagem de compósitos, com desempenho e durabilidade superiores, tornando-se ideais para aplicações aeroespaciais, automotivas, médicas e de engenharia em geral.
O design das ranhuras foi um aspecto importante no projeto das novas fresas. Ele melhora a distribuição de forças e reduz o lascamento das bordas. A sua geometria direciona as forças de corte para cima e para baixo, reduzindo a delaminação em aplicações de fresamento lateral e ranhuramento. Cantos reforçados oferecem proteção adicional, prolongando a vida útil da ferramenta.
_________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Kennametal
Leia também:
Mais Notícias PI
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025