A Comac (Carlos Barbosa, RS), criou a linha Comac Prime de células robóticas para usinagem de polímeros técnicos, plásticos de engenharia e compósitos, incluindo os que contêm fibras de vidro. O conjunto integra hardware nacional e software próprio da empresa e pode ser usado em processos exigentes de usinagem.
As células da linha Comac Prime operam de forma automatizada, reduzindo a necessidade de intervenção direta em áreas insalubres e melhorando as condições de trabalho, ao mesmo tempo em que realocam operadores para funções de controle e supervisão. Assim, oferecem uma resposta aos desafios das empresas de usinagem e também de transformação de plásticos e compósitos, tais como a escassez de operadores qualificados e riscos à saúde associados aos processos manuais.
O diferencial técnico está na integração das células robotizadas com o software CAD/CAM Ency, desenvolvidopela própria Comac. O sistema executa desde a leitura de arquivos 3D até a geração e simulação de trajetórias para usinagem, otimizando cada etapa do processo. Robôs de seis eixos permitem a fabricação de peças tridimensionais e cavidades complexas, com flexibilidade para adaptação a diferentes formas e materiais. Com operação contínua e automatizada, há ganhos em padronização, redução de desperdícios, rastreabilidade e estabilidade do processo produtivo.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Comac
Continue acessando reportagens sobre usinagem:
Sistemas de IA mais adaptáveis ao ambiente fabril
Inter CNC intensifica fabricação de máquinas para usinagem
Mais Notícias MM
Em outubro acontece no Centro de Competência em Manufatura do ITA um evento para debater o futuro da manufatura e da usinagem.
03/10/2025
Pesquisa realizada pelo Ibec tratou da circularidade no setor do aço e aponta para oportunidades na criação de modelos de negócios.
02/10/2025
A instituição vai promover negócios da indústria brasileira em suas novas unidades nos Estados Unidos, na China, Alemanha e nos Emirados Árabes.
02/10/2025