A Comac (Carlos Barbosa, RS), criou a linha Comac Prime de células robóticas para usinagem de polímeros técnicos, plásticos de engenharia e compósitos, incluindo os que contêm fibras de vidro. O conjunto integra hardware nacional e
software próprio da empresa e pode ser usado em processos exigentes de usinagem.
As células da linha Comac Prime operam de forma automatizada, reduzindo a necessidade de intervenção direta em áreas insalubres e melhorando as condições de trabalho, ao mesmo tempo em que realocam operadores para funções de controle e supervisão. Assim, oferecem uma resposta aos desafios das empresas de usinagem e também de transformação de plásticos e compósitos, tais como a escassez de operadores qualificados e riscos à saúde associados aos processos manuais.

O diferencial técnico está na integração das células robotizadas com o software CAD/CAM Ency, desenvolvidopela própria Comac. O sistema executa desde a leitura de arquivos 3D até a geração e simulação de trajetórias para usinagem, otimizando cada etapa do processo. Robôs de seis eixos permitem a fabricação de peças tridimensionais e cavidades complexas, com flexibilidade para adaptação a diferentes formas e materiais. Com operação contínua e automatizada, há ganhos em padronização, redução de desperdícios, rastreabilidade e estabilidade do processo produtivo.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Comac
Continue acessando reportagens sobre usinagem:
Sistemas de IA mais adaptáveis ao ambiente fabril
Inter CNC intensifica fabricação de máquinas para usinagem
Mais Notícias MM
A 18ª edição do Encontro Nacional de Ferramentarias vai acontecer nos dias 28 e 29 de maio na FIESP.
28/11/2025
Um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção foi desenvolvido pela Igus.
28/11/2025
Iniciativa da AOTS Brasil vai reverenciar o trabalho de ferramentarias que passaram por programa de capacitação visando atuação no setor automotivo.
17/11/2025